Conecte-se Conosco
   

Municípios

Em evento sobre eSocial, presidente da ATM destaca benefícios e desafios da ferramenta para às gestões municipais

Publicado

em

No discurso de abertura, o presidente da ATM disse que “o eSocial desburocratiza as obrigações trabalhistas, tributárias e previdenciárias, dando eficiência e qualidade às informações prestadas entre empregadores e Governo Federal.

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Talismã, Diogo Borges, participou do evento que apresenta a palestra “Conexões entre eSocial, EFD-Reinf e DCTF-Web”, ministrada por Cláudio Maia, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil. O evento ocorre nesta terça-feira, 21,  no auditório da ATM, em Palmas, uma organização da Secretaria de Estado da Administração, com apoio da Associação e do Serviço Social da Indústria (SESI/TO).

No discurso de abertura, o presidente da ATM disse que “o eSocial desburocratiza as obrigações trabalhistas, tributárias e previdenciárias, dando eficiência e qualidade às informações prestadas entre empregadores e Governo Federal. Esses são os principais benefícios, mas a ferramenta ainda apresenta desafios, e esperamos que esse evento seja de grande valia para superarmos as dificuldades”.

Dentre os desafios elencados pelo presidente da ATM estão a qualificação dos servidores para o entendimento e operacionalização do sistema; a aquisição de software adequado para o envio das informações; além de uma maior controle das informações trabalhistas em circulação nos departamentos de Recursos Humanos e assessorias contábeis. “Porém, são capacitações como essa, e outras organizadas pela ATM que favorecem gradualmente a consolidação dessa ferramenta nas gestões municipais”, disse Diogo Borges.

Em sua fala, o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, frisou que o “eSocial veio para a aplicação daquilo que é correto nas administrações públicas”. Por sua vez, o palestrante do evento, o auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, Cláudio Maia, disse que o “sistema obrigará maior integração entre os setores da administração local, como Recursos Humanos, Financeiro, Contábil, Medicina do Trabalho, entre outros”.

O evento ocorre durante toda a terça-feira, e deve apresentar conteúdos como: Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas; Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de outras Entidades e Fundos; Obrigações do eSocial Saúde e Segurança do Trabalhador, entre outros assuntos.

TENDÊNCIA