Conecte-se Conosco
   

Notícias

Jornalista do TRE-TO é finalista do Prêmio Esmat de Jornalismo 2023

Publicado

em

A jornalista Rozeane Feitosa concorre na categoria Webjornalismo

A colaboradora do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Rozeane Feitosa, é finalista do Prêmio Esmat de Jornalismo 2023. A jornalista da Assessoria de Comunicação, Corporativa e Cerimonial (Ascom) do tribunal, concorre na categoria Webjornalismo, com a reportagem “Em ação promovida pelo TRE-TO, jovem indígena consegue, aos 17 anos, inserir nome do pai em registro”.

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) vai premiar reportagens que abordaram ações em defesa da construção da justiça social, da promoção dos direitos humanos e da melhoria da prestação jurisdicional, no âmbito do Judiciário Tocantinense. A divulgação do resultado final e a cerimônia de premiação ocorrerão conjuntamente e estão previstas para acontecer no próximo dia 11 de abril.

Na reportagem, a jornalista relata o direito conquistado pela jovem indígena Hayla Iwebure Melo, 17 anos, que conseguiu inserir o nome do genitor durante ação do TRE-TO por meio do Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, na ilha do Bananal em agosto do ano passado. Ter o nome do pai na certidão de nascimento é um direito fundamental assegurado a todos, desde criança até adulto e garantido  na  Constituição Federal Brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A profissional de comunicação destacou a importância da justiça inclusiva e do reconhecimento dos direitos das comunidades indígenas, demonstrando o papel ativo do TRE-TO na promoção da igualdade e da cidadania. “A inclusão é um dos pilares da gestão no TRE-TO. E é imensa a responsabilidade em informar ações tão significativas. Também é gratificante ver o impacto do nosso trabalho na vida das pessoas, especialmente dos povos indígenas que historicamente ainda não possuem o reconhecimento devido. Espero que essa reportagem inspire mais ações em prol da inclusão e do respeito aos direitos humanos”, comentou a jornalista.

Destaque na imprensa

Essa mesma reportagem foi destaque nacional com repercussão em importantes mídias, como nos portais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além da ampla divulgação na imprensa tocantinense.

Publicidade    
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA