Conecte-se Conosco
 

 

Política

SENAI abre matrículas para curso de Operador de Computador para pessoas da terceira idade em Palmas

Publicado

em

Curso faz parte do PSAI, que promove o acesso e a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social - Foto: Adilvan Nogueira

A inclusão é uma das responsabilidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Tocantins, por meio do  Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), que promove o acesso e a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social nos cursos de educação profissional.

A instituição está com matrículas abertas para o curso de operador de computador para pessoas a partir de 48 anos. A aposentada Anita Francisca Barbosa já é aluna do curso e conta como aproveita a oportunidade.

Aos 71 anos, Anita Francisca faz parte da turma de operador de computador no Centro de Educação e Tecnologia (CETEC) de Palmas, e poderá ser inserida no mercado de trabalho. De acordo com o Estatuto do idoso (Lei 10.741/2003), pessoas com mais de 60 têm direito a desempenhar atividades profissionais, desde que suas condições físicas, intelectuais e psíquicas sejam respeitadas. “ O SENAI é fantástico. Mais fantástico ainda por oferecerem esta oportunidade a nós da terceira idade, poucos lugares nos aceitam, somos excluídos. Somos quem mais precisa para se libertar dessa dependência dos outros. Nós interagimos com as pessoas, temos outra visão de tudo”, diz a idosa.

A aposentada ainda destaca que com o curso não é mais tão dependente dos outros para realizar atividades simples em um computador ou smartphone. “Nós na idade que estamos tendo um curso desse é maravilhoso. Porque nós mais velhos sempre pedimos para as pessoas fazerem as coisas para gente, e hoje em dia tudo é informatizado. Não sabemos mexer em um celular direito, em um computador, é muito triste depender dos outros. E como nós estamos aprendendo estamos sendo independentes, sem estar preocupando os outros. E agora, no computador nós mesmo fazemos nossas coisas, respondemos tudo ali”, destacou Anita.

De acordo com o gerente do CETEC Palmas, Paulo Eli Toldo, a unidade executa o PSAI a fim de proporcionar uma nova chance aos idosos. “Desejamos que eles façam o curso gratuito de Operador de Computador para que os mesmos acompanhem as tecnologias e se socializem com mais facilidade, já que atualmente somos dependentes até mesmo das redes sociais para comunicação diária com familiares, amigos e até profissionalmente”, destacou o gerente.

O PSAI

O Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) tem objetivo de promover condições de equidade que respeitem a diversidade inerente ao ser humano (gênero, raça/etnia, maturidade, deficiência, entre outras características ligadas a vulnerabilidade social) visando a inclusão e a formação dessas pessoas nos cursos do SENAI com base nos princípios do Decreto Executivo 6.948/2009 (Convenção dos Direitos da Pessoas com Deficiência).

Como se matricular

As matrículas podem ser realizadas por meio do WhatsApp do SENAI (63) 3229-5770 ou presencialmente. Para saber o endereço das unidades SENAI no Tocantins basta acessar o link Encontre o SENAI no site da instituição ou mandar mensagem no WhatsApp da equipe de atendimento. (Por Brener Nunes).

Publicidade    
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA