Conecte-se Conosco
 

 

Notícias

Estado repassa mais de R$ 54,4 milhões aos municípios; administrado pelos “curraleiros” finanças do Tocantins nunca estiveram tão bem

Publicado

em

Recursos são provenientes do ICMS, IPVA e Fundeb – Foto: Washington Luiz/Governo do Tocantins

ECONOMIA – Cumprindo a agenda semanal de repasses constitucionais aos municípios, o Governo do Tocantins fez, nesta segunda-feira, 24, uma remessa de R$ 54.403.013,72.

Os repasses em dias demonstra a capacidade dos “curaleiros” tocantinenses em administrar e bem a máquina pública estadual.

Governador Wanderlei lidera uma dezenas de tocantinenses natos que comanda o Estado que nunca se encontrou tão bem com as finanças publicas.

O valor destinado a cada prefeitura pode ser conferido no portal www.transparencia.to.gov.br, aba transferências municipais. O recurso tem origem nas parcelas do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) as quais os municípios têm direito.

Constitucionalmente, os municípios têm direito a 25% do total do ICMS arrecadado pelo Estado, cuja divisão é feita com base no Índice de Participação dos Municípios (IPM).

Com relação ao IPVA, 50% da arrecadação do imposto fica com o município onde o veículo é licenciado.

Já o Fundeb é um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual, composto por recursos provenientes de impostos e das transferências dos Estados, Distrito Federal e Municípios vinculados à educação, conforme disposto nos arts. 212 e 212-A da Constituição Federal.

Publicidade    
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA