Conecte-se Conosco
   

Municípios

Tocantins é um dos estados que mais criou empregos nos seis primeiros meses de 2022

Publicado

em

Levantamento, realizado pelo Sebrae, a partir de dados do Caged, aponta que 100% dos empregos gerados vieram das Micro e Pequenas Empresas - Foto: Ascom

Um levantamento do Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), aponta que de janeiro a junho deste ano, o Tocantins criou 7.537 postos de trabalho. No mês de junho o saldo de empregos foi de 1.357.

Desta forma, o Tocantins se destacou como um dos oito estados que mais criaram vagas de janeiro a junho em todo Brasil.

Ainda segundo o levantamento, divulgado nesta semana, nos seis primeiros meses do ano, o Estado esteve na 5° posição no ranking dos criadores de novas vagas de emprego da região Norte e em 6° no mês de junho.

Em junho, os micro e pequenos negócios geraram 1.357 empregos, e as grandes e médias empresas contrataram 172 novos funcionários no Tocantins. Os setores que mais contrataram foram os de Serviço e Construção, seguido pelo Comércio. Os de Construção Civil e Agropecuária foram os que mais demitiram.

O estudo também aponta que de janeiro a junho deste ano, o Estado gerou 7.537 empregos pelos micro e pequenos negócios e um saldo negativo de 990 demissões pelas médias e grandes empresas, ao passo que em 2020, no mesmo período, houve saldo positivo de 8.205 e 1.370 respectivamente. A partir dos dados pode chegar-se a conclusão que 100% dos empregos gerados vieram das Micro e Pequenas Empresas.

A respeito do setor que mais contratou nos seis primeiros meses de junho, se destacam os de Serviços (3.033), Construção Civil (2.180) e Comércio (1.406). Por outro lado, as médias e grandes empresas também criaram novas vagas de emprego e os setores que mais contrataram nesse segmento também foram o de Serviço (854), Agropecuária (114) e Indústria Transformação (302).

No mês de junho, os setores que mais contrataram foram Serviços (498), Construção Civil (459) e Comércio (210), representando juntos 86% do total de vagas criadas pelos micro e pequenos negócios. Por outro lado, o setor do Comércio gerou (111), Serviços (109) e Indústria da Transformação (25), representando juntos 93,51% do total dos postos de trabalho criados pelas médias e grandes empresas.

O Analista do Sebrae Wesley Cardoso Batista destaca que o bom desempenho dos pequenos negócios na abertura de novos postos de trabalho está ligado à profissionalização. Segundo ele, os micro e pequenos empresários estão buscando se capacitar mais em cursos e consultorias, além de estarem se planejando melhor, analisando o mercado e a concorrência e oferecendo diferenciais aos seus clientes. “Além disso, o Sebrae vem atuando para melhorar a competitividade dos pequenos negócios, promover a capacitação, abrir acesso às linhas de crédito mais acessíveis e, consequentemente, gerar ainda mais empregos”. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Publicidade    
Clique Para Comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma Resposta

TENDÊNCIA