Conecte-se Conosco
   

Esportes

Delegação indígena do Tocantins chega a Brasília para a 19ª edição do Acampamento Terra Livre

Publicado

em

Delegação Indígena do Tocantins no Acampamento Terra Livre (ATL) em Brasília - Foto: Célio Kanela/Divulgação

A Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) garante a participação de 90 indígenas do Tocantins no Acampamento Terra Livre (ATL) que ocorre em Brasília, de 24 a 28 de abril. Essa é a maior delegação do Tocantins presente no Acampamento Terra Livre e conta com a participação da secretária Narubia Werreria.

“É uma satisfação muito grande saber que estamos contribuindo para que hoje tivéssemos a maior delegação de povos Originários da história do Tocantins no maior encontro indígena do país, o que garante a expressiva participação nos principais debates e articulações nacionais, sobretudo neste momento que temos um ministério conduzido por uma mulher indígena e a Funai [Fundação Nacional do Índio] também é conduzida por Joenia Wapichana, uma mulher indígena”, enfatizou a titular da Sepot, Narubia Werreria.

A delegação é composta pelos povos Javaé, Kanela, Karajá, Krahô e Xerente. A Sepot contou com a parceria das Secretarias de Estado da Segurança Pública; da Cidadania e Justiça; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), cuja articulação também está garantido uma van específica para as mulheres coordenadoras do Instituto Indígena do Tocantins (Inditins).

O ATL chega à 19ª edição. O evento é a maior mobilização indígena do Brasil e é realizada em Brasília no período de 24 a 28 de abril de 2023,  com o tema: O futuro indígena é hoje. Sem demarcação, não há democracia!. Neste ano, o ATL conta com o apoio do Ministério dos Povos Indígenas e do Meio Ambiente.

Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o evento vai debater cinco eixos temáticos: Diga ao povo que avance; Aldear a Política; Demarcação Já; Emergência Indígena; e Avançaremos.

Além das ações previstas nos eixos temáticos, a programação contará ainda com a realização de três marchas pelas ruas de Brasília. Acompanhe a programação pelas redes da Sepot e da Apib.

Histórico

O primeiro ATL surgiu em 2004 a partir de uma ocupação realizada por povos indígenas do sul do país, na frente do Ministério da Justiça, na Esplanada dos Ministérios. A mobilização ganhou adesão de lideranças e organizações indígenas de outras regiões do país, principalmente das áreas de abrangência da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), reforçando a mobilização por uma Nova Política Indigenista, pactuada no período eleitoral naquele ano.

Dessa forma, foram consolidadas as estruturas para a criação e a formalização da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), criada em novembro de 2005 como deliberação política tomada pelo Acampamento Terra Livre daquele ano.

Publicidade    
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA