Tocantins
Arte da Palavra recebe a oficina “Tal História, tal narração”, com Nilton Resende (AL)
CULTURA – Quem se interessa por escrever narrativas de ficção, principalmente contos e romances, e tem curiosidade em entender aspectos da escrita literária, não pode perder a oficina Tal História, Tal Narração, ministrada pelo professor Nilton Resende, de Maceió – Alagoas.
As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto e tem como objetivo desenvolver e criar a voz narrativa mais adequada às histórias que serão contadas.
A oficina será realizada de forma on-line, nos dias 29, 30 e 31 de agosto e 01 e 02 de setembro e tem como público-alvo pessoas acima de 16 anos.
Tal História, tal narração
Dia 01: Partindo do seguinte questionamento: que voz narrativa é mais adequada à história que quero contar?, a oficina terá início com uma conversar sobre os contos “Venha ver o pôr do sol” e “A medalha”, de Lygia Fagundes Telles, centrando-se na escolha da narração em terceira pessoa não onisciente. Todos os contos lidos e estudados no curso serão de autoria de Lygia Fagundes Telles, para que se veja como um ficcionista pode manter suas marcas autorais e, ao mesmo tempo, ter diversos modos de narrar.
Dia 02: Continuação sobre a conversa em torno do conto “A medalha” e conversa sobre o conto “O menino”, centrando-se nas marcas autorais e em como pode ser importante a escolha de uma narração em terceira pessoa parcialmente onisciente.
Dia 03: Conversa sobre os contos “Apenas um saxofone”, “O jardim selvagem” e “Tigrela”, centrando-se na narrativa em primeira pessoa e tratando das semelhanças e distinções entre essas narrativas e as tratadas anteriormente.
Dia 04 e dia 05: Conversa os exercícios realizados pelos participantes e também sobre a importância da escolha do narrador para uma história de ficção.
Nilton Resende nasceu em Maceió/AL. É professor adjunto de Literatura da Universidade Estadual de Alagoas – Campus Zumbi dos Palmares, em que coordena os Grupos de Pesquisa Ensino de Literatura e Estudos da Narrativa. Integra a Cia. Ganymedes de teatro, para a qual adaptou a novela Mário e o Mágico, de Thomas Mann, para o espetáculo O Mágico (2007), que co-dirigiu e protagonizou. Publicou os livros O Orvalho e os dias (poesia, 1998, 2007, 2019), Diabolô (contos, 2011, 2020), A construção de Lygia Fagundes Telles: edição crítica de Antes do Baile Verde (2016), Fantasma (romance, 2021). Tem contos e poemas traduzidos e publicados em revistas francesas e inglesas. É editor do selo literário Trajes Lunares. No cinema, tem trabalhado como roteirista, ator, preparador e diretor de elenco. Roteirizou e dirigiu o curta metragem premiado A barca (2020), baseado no conto “Natal na barca”, de Lygia Fagundes Telles. Trabalhou como facilitador no Laboratório SESC de Expressão Literária na unidade de Maceió/AL.
-
Notícias2 anos atrás
TOCANTINS – Governo do Estado projeta concursos para Educação com 5 mil vagas e posse em 2023; destaca secretário Executivo da Seduc
-
Economia1 ano atrás
Empresa gurupiense do Agro “Terra Boa-Stara” participa da 28ª Agrishow em SP
-
Entretenimento2 anos atrás
DUERE/VALE TUCUM – Neste sábado dia 14; tem 3ª edição da Festa na Roça no Bar Pé de Barú
-
Economia1 ano atrás
Em Araguatins, governador Wanderlei Barbosa visita Praia da Ponta e entrega quadriciclo para a Policia Militar
-
Economia1 ano atrás
Sicoob Tocantins inaugura agência no Jardim Aureny III
-
Economia1 ano atrás
Prefeitura de Gurupi participa de reunião com o Sebrae e segmentos econômicos para planejar o desenvolvimento econômico local
-
Economia1 ano atrás
Feira de Talentos Contrate.me do SENAI também abre oportunidades para pessoas com deficiência
-
Tocantins2 anos atrás
Pecuária de Gurupi terá entrada gratuita através de recurso viabilizado pelo deputado Gutierres Torquato
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar