Conecte-se Conosco
   

Notícias

PROJETO PAREDES – Pela primeira vez o Sesc em Palmas realiza o projeto Paredes, com a exposição Retratos Para Curar a Dor

Publicado

em

A artista visual é professora de fotografia da Escola de Belas Artes da UFBA, doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tem interesse por processos históricos e experimentais em fotografia

No dia 25 de abril, o Sesc em Palmas realiza pela primeira vez o projeto Paredes e a inauguração conta com a exposição “Retratos Para Curar a Dor”, da artista Renata Voss. A abertura acontece no muro externo do Centro de Atividades Sesc em Palmas, às 16h. O evento é gratuito.

Retratos Para Curar a Dor

“Toda fotografia é um memento mori. Tomar uma fotografia é como participar da mortalidade, vulnerabilidade e mutabilidade de uma pessoa (ou objeto)” (SANTAG, 1981).

Este trabalho integra a pesquisa artística da artista, que pesquisa desde 2004 os processos históricos e experimentais articulando o estudo de materialidades do “velho” e do “novo” na criação artística com fotografia hoje. Desenvolve um trabalho que estabelece relações entre fotografia, tempo e memória.

As fotografias utilizadas para a intervenção artística integram uma série a partir de tema autobiográfico, na qual a artista fotografa a casa onde viveu a sua mãe, que faleceu em outubro de 2022. Foi adicionado ao revelador a morfina, medicamento que foi bastante utilizado por sua mãe em seu tratamento de saúde.

O procedimento usado provoca alterações inesperadas nas imagens, com texturas, apagamentos e revelações de uma cura para a dor de sua ausência nos lembrando dos ciclos de vida-morte-vida, da continuidade e dos renascimentos.

Renata Voss

A artista visual é professora de fotografia da Escola de Belas Artes da UFBA, doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tem interesse por processos históricos e experimentais em fotografia investigando suas distintas materialidades e suas implicações na criação artística contemporânea desde 2004. Participou de residências artísticas e publicou livros de fotografia.

Renata também foi selecionada pela Convocatória de Fotolivros do Festival ZUM 2021, Instituto Moreira Salles (SP). Recebeu Menção Honrosa no Julia Margaret Cameron Award (2020 e 2021) na categoria “Processos Alternativos”.

Publicidade    
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA