Conecte-se Conosco
 

 

Municípios

8ª Semana da Ciência e Tecnologia de Gurupi (SICTEG) inicia atividades; Workshop marca abertura das atividades

Publicado

em

GURUPI-TO – Nesta quarta-feira, 26, foram iniciadas as atividades da 8ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG), que este ano vem com o tema “Bicentenário da independência. 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

O evento está acontecendo no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que se transformou num verdadeiro palco de conhecimento, ciência, inovação e tecnologia. Diversos segmentos estão expondo seus produtos e potenciais ao público que está comparecendo ao evento.

Uma, das dezenas de atividades que estão acontecendo, que foi realizada na tarde desta quarta-feira, é o Workshop Ecossistema Regional de Inovação e Gestão Pública, que levou ao público a proposta de oportunizar a troca de ideias sobre novas ações.

O Workshop é coordenado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gurupi, com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Produção e Meio Ambiente; do Programa InovaGurupi; Conselho de Gestores das Instituições de Ensino Superior do Sul do Tocantins e Sebrae.

O workshop contou com vários painéis tais como: Ecossistema Local de Inovação – Participação dos atores da região, interação orquestrada; A Importância do IBGE para a Administração Municipal; Rede de Laboratórios de Análise de Alimentos da Região Sul do Tocantins; Centro de Desenvolvimento Regional Sul e a 1ª Carteira de Projetos de Desenvolvimento Regional.

A Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gurupi, Lady Sakay, destacou que o workshop é uma oportunidade de discutir temáticas importantes, como as incubadoras, como a Carteira de Projetos de Desenvolvimento Regional. Mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido, divulgar as startups e projetos que foram aprovados na 1ª Carteira de Projetos de Desenvolvimento Regional, que são voltados à resolução de problemas locais.

“Nós queremos que o poder público conheça o que vem sendo desenvolvido”, destacou.

A prefeita Josi Nunes destacou que a SICTEG vem crescendo dia após dia e busca mostrar os resultados positivos de todo o ecossistema de inovação, ciência, empreendedorismo e tecnologia.

Pontuou a importância do Programa InovaGurupi que trabalha na articulação do setor produtivo, gestão e as universidades na busca do desenvolvimento regional sustentável. “Gurupi é um caso de sucesso nesse campo, reconhecida nacionalmente”, enfatizou.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins, Márcio Silveira, marcou presença no workshop e enalteceu a articulação das instituições que andam juntas e orquestradas, o que resulta no sucesso do evento.

Destacou que o evento é uma demonstração clara de que Gurupi está no caminho certo porque não há cidade, nem Estado e nem mesmo país desenvolvido sem contar com a articulação de governo, setor privado e universidades.

A SICTEG é uma ação alinhada à 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/MCTI. A atividade se efetiva a partir da Integração Governo – Academia – Empresas, estratégia diversificada para popularização da Ciência, em abrangência Regional.

O evento gratuito é coordenado pelo Programa  InovaGurupi da Secretaria Municipal de Ciência,  Tecnologia e Inovação de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e conta com a colaboração do Governo Federal/Estadual e Sebrae, Senac, Sesi e Senai.
Publicidade    
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA