Conecte-se Conosco
   

Estado

SESI realiza palestra sobre saúde mental para trabalhadores da indústria

Publicado

em

Iniciativa visa promover o bem-estar no ambiente de trabalho e na vida pessoal.

A palestra conduzida pelo psicanalista Niélsen Vitorino de Paiva na manhã desta quarta-feira,18, no auditório da OAB em Palmas, teve como foco autoconhecimento e conexão pessoal e faz parte da campanha “Jornada de Saúde Mental”, promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI) no Tocantins.

“É imprescindível que as pessoas tenham o olhar para sua saúde mental, porque quando ela tem saúde mental tem também capacidade de lidar com todas as áreas de uma forma equilibrada e com maior possibilidade de ter uma vida mais leve e mais longa”, disse Paiva ao discorrer sobre o tema para trabalhadores da indústria.

O objetivo, segundo ele, é chamar a atenção do trabalhador para o altoconhecimento de sua estrutura pessoal, pois através da capacidade de se auto avaliar ele pode identificar quais as áreas de sua vida que estão gerando mais problemas e, assim, ter a possibilidade de buscar as capacidades e habilidades que precisa para se aprimorar e ter saúde mental nas atividades que esteja exercendo.

“O foco principal da minha palestra é ajudar a pessoa a despertar o olhar para si e não colocar a responsabilidade em ninguém. Ou seja, quem está com problema e precisa melhorar sou eu”, explica o psicanalista, acrescentando que os problemas de saúde mental aumentaram sobremaneira nos últimos anos, e que a tendência é aumentar cada vez mais. “Quando a pessoa está em desequilíbrio a tendência é que a família dela também esteja desequilibrada, bem como a sua alimentação. E ela termina buscando anestésicos para fugir de sua carga estressante, como álcool, drogas e outros aliviadores que acabam lhe distanciando de sua própria individualidade. E isso é muito preocupante e uma das causas do aumento estrondoso dos transtornos mentais”, ressalta.

A gerente executiva do SESI Tocantins, Janaina Aragão, destaca que a saúde mental é hoje um problema mundial que deve ser tratado não somente no ambiente de trabalho, mas também no ambiente pessoal. E que o objetivo do SESI é oferecer uma compreensão mais profunda sobre saúde mental e práticas que promovam o bem-estar no ambiente de trabalho e na vida pessoal com eventos em Palmas, Araguaína e Gurupi.

TENDÊNCIA