Alunos das Escolas SESI de Araguaína e Gurupi conquistaram os primeiros lugares do pódio na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em Palmas neste sábado, 24/08, durante o Palmas Summit – Festival de Inovação, Tecnologia e Clima da Amazônia Legal. A conquista garantiu a classificação das equipes das duas cidades em diferentes categorias para representar o estado na fase nacional da OBR que acontece em Goiânia no mês de novembro.
A equipe Ararauna, de Gurupi, que estreou em competições em março deste ano com o 2º lugar na categoria “Prêmio dos Juízes” no Festival SESI de Robótica, surpreendeu mais uma vez ao levar as medalhas de 1º lugar na categoria Artística e 3º lugar na categoria Nível 2 nesta etapa estadual da OBR.
Os alunos da equipe Tucuna X de Araguaína alcançaram o 1º lugar na categoria Nível 1. “O evento foi maravilhoso. Graças aos nossos professores, tutores, amigos e companheiros, conseguimos conquistar essa medalha tão sonhada por todos que participam dessa competição. Foi um evento fantástico. Nunca tinha visto algo assim, tão grandioso.”, destacou Ricardo Luz, da equipe Tucuna.
Outra equipe de Gurupi, a Ararauna The Musical, estreou na competição junto com a nova categoria de Robótica Artística (OnStage) e saiu com uma experiência valiosa.
“Participar da OBR pela primeira vez foi uma experiência incrível. Sempre admirei as outras categorias, mas me encontrei na categoria artística, pois amo arte. Unir arte e tecnologia foi desafiador, mas superamos muitas barreiras…estamos felizes por chegar até aqui e gratos por cada conquista ao longo do caminho”, relatou Letícia Rodrigues, competidora e aluna da Escola SESI de Gurupi.
Com as cinco equipes no pódio e suas vagas garantidas no nacional, o professor Elver Pereira, técnico das equipes de Nível 2 de Araguaína, avaliou o desempenho como positivo. “Houve muita dedicação e trabalho em equipe, percebemos que eles absorveram bem as orientações sobre o comportamento no evento, mostrando amadurecimento. Hoje eles saem daqui com mais experiência oferecida pelo campeonato, que é valiosa para o desenvolvimento deles como alunos e futuros cidadãos, somando muito para a vida pessoal de cada um “, afirma.
O superintendente do SESI Tocantins, Fernando Wirthmann, comemorou a vitória dos alunos. “É uma alegria enorme estarmos aqui nesta etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica, vendo nossos estudantes alcançando o pódio. Isso é extremamente gratificante para todos nós – professores, estudantes, pais e familiares – que estamos aqui em Palmas, participando desse momento especial. Claro, os estudantes são os grandes responsáveis por esse resultado, mas o apoio dos professores, da direção e das famílias foi fundamental para chegarmos até aqui”, avaliou.
OBR 2024
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) tem como objetivo incentivar o estudo da robótica e despertar o interesse dos jovens por carreiras nas áreas científicas e tecnológicas. Em 2024, a OBR oferece duas modalidades: Teórica e Prática. Na Modalidade Teórica, as provas podem ser realizadas presencialmente ou de forma híbrida. Na Modalidade Prática, há duas categorias: Resgate, onde as equipes constroem robôs autônomos para simular o resgate de vítimas em um ambiente de desastre; e a novidade de 2024, a Robótica Artística (OnStage), em que os alunos desenvolvem robôs para apresentações criativas, como danças ou performances teatrais, com ou sem participação humana.
Equipes vencedoras:
Categoria Nível 1
1º lugar – Tucuna X
Categoria Nível 2
1º lugar – Tucuna 1
Categoria Artística
1º lugar – Ararauna The Musical