Estado
Aprovada urgência na tramitação de matérias que regulamentam eleições da Mesa Diretora
A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou na terça-feira, 7, a urgência na tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) Nº 01/2024. A matéria – encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) – propõe que membros da Mesa Diretora tenham permissão para serem reeleitos uma única vez para o mesmo cargo.
A PEC, apresentada pelo deputado Ivory de Lira (PCdoB) com subscrição de mais 18 parlamentares, está em conformidade com a tese consolidada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre eleições das Mesas Diretoras das Assembleias Legislativas.
Em sucessivas decisões, a Corte Suprema do país entendeu que a reeleição ou recondução sucessiva ao mesmo cargo da Mesa Diretora é constitucional, desde que seja apenas uma reeleição ou recondução ao mesmo cargo, conforme julgado nas Ações Direta Inconstitucionalidade (ADI) 6.685 (Maranhão); ADI 6.704 (Goiás); ADI 6.706 (Pará); ADI 6.707 (Espírito Santo); ADI 6.709 (Tocantins); ADI 6.710 (Sergipe) e ADI 6.713 (Paraíba).
Após esse entendimento do STF, já foram reeleitos presidentes das Mesas Diretoras de várias Assembleias Legislativas, entre elas Amazonas, Goiás, Roraima, Maranhão e Amapá e Pernambuco.
Regulamentação
Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram também a urgência na tramitação do Projeto de Resolução (PR) nº 19/2024, o qual ajusta as normas da eleição ao texto constitucional. Além de incluir a permissão para a possibilidade de reeleição, o PR estabelece que a eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio de cada legislatura aconteça no ano anterior ao seu início.
A necessidade de regulamentar a eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio surge devido à suspensão, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), dos efeitos de dispositivo da Constituição do Estado que previa a eleição, em um único procedimento, da Mesa para os dois biênios da legislatura. Além disso, o STF também suspendeu a eleição realizada em fevereiro do ano passado referente ao segundo biênio da legislatura (2025/2026).
Portanto, o PR 19/2024 ajusta as regras da eleição à decisão do STF. Caso seja aprovada, a eleição do biênio 2025/2026 será realizada em 2024; a do biênio 2029/2030, em 2028; e assim sucessivamente.
Apoio
A PEC 01/24 e o PR 19/24 foram subscritos pelos parlamentares Amélio Cayres (Republicanos), Cláudia Lelis (PV), Cleiton Cardoso (Republicanos), Eduardo do Dertins (Cidadania), Fabion Gomes (PL), Gutierres Torquato (PDT), Ivory de Lira, Jorge Frederico (Republicanos), Léo Barbosa (Republicanos), Luciano Oliveira (PSD), Marcus Marcelo (PL), Moisemar Marinho (PSB), Nilton Franco (Republicanos), Olyntho Neto (Republicanos), professora Janad Valcari (PL), Valdemar Júnior (Republicanos), Vanda Monteiro (UB) e Vilmar Oliveira (Solidariedade).
-
Entretenimento1 semana ago
Aniversário de 66 anos de Gurupi terá programação cultural com show de Leo Santana, atrações regionais, festivais e exposições de arte
-
Notícias1 semana ago
Naturatins inicia Operação Piracema na região norte do Estado
-
Estado1 semana ago
Fazendão Agronegócios oferece 30 bolsas para curso de Assistente de Linha de Produção pelo SENAI em Gurupi com chance de contratação
-
Notícias1 semana ago
SINTRAS-TO informa prazo para realização da Prova Vida 2024 no IGEPREV e alerta sobre a incompatibilidade de dispositivos móveis com o Meu RPPS
-
Notícias1 semana ago
Conselho Estadual de Saúde do Tocantins empossa nova Mesa Diretora; Representante dos trabalhadores Raimundo Morais assume presidência (2024/2027)
-
Estado4 dias ago
Concurso público do Coren-TO está com inscrições abertas, até o dia 12 de dezembro
-
Estado3 dias ago
ELEIÇÕES 2026 – Discussão entre deputados Gaguim e Alexandre Guimaraes mostram como será competitiva a disputado pelas duas vaga ao Senado que já tem 7 pré-candidatos
-
Municípios1 semana ago
Prefeitura de Gurupi celebra 66 anos com vasta programação esportiva para a comunidade
You must be logged in to post a comment Login