Presidente do SINTRAS-TO Manoel Miranda Participa da 90ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS!

2 Leitura mínima

BRASILIA-DF – O presidente do Sintras, Manoel Miranda, está em Brasília representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde (CNTS) na 90ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS). O encontro reúne uma bancada de representantes de diversas partes do país para discutir pautas prioritárias voltadas à melhoria das condições de trabalho no setor da saúde.

Entre os destaques, o Ministério da Saúde apresentou, em primeira mão, o novo Programa Nacional de Saúde do Trabalhador. Esse programa visa garantir aos trabalhadores do SUS o direito de denunciar, de forma anônima, práticas abusivas no ambiente de trabalho, como más condições de infraestrutura, assédio moral e sexual. Segundo Manoel Miranda, “esse programa é de suma importância, pois oferece aos trabalhadores um meio seguro de denunciar irregularidades e promover um ambiente mais saudável e seguro para todos.”

Além disso, a MNNP-SUS discutiu a implementação desse programa nos estados, incluindo o Tocantins, onde o Sintras estará engajado em cobrar a assinatura do termo de adesão. A adesão é fundamental para assegurar que os trabalhadores tocantinenses também tenham acesso a essas proteções, sobretudo em um momento em que casos de adoecimento, assédio e até suicídios têm alarmado a categoria.

Outro tema relevante abordado na reunião é a nova modalidade de contratação para os profissionais que atuam na saúde indígena no Brasil. Esse é um assunto de extrema importância, especialmente para o Tocantins, onde o Sintras se compromete a acompanhar as decisões que impactem diretamente os trabalhadores que prestam cuidados de saúde às populações indígenas.

A participação ativa do Sintras na MNNP-SUS reforça o compromisso da entidade em lutar pelos direitos dos trabalhadores da saúde, garantindo voz e proteção para que possam desempenhar suas funções com segurança e dignidade.

MARCADO:
Compartilhe este artigo