Estado
Fundeagro lança campanha para conscientizar produtores sobre retirada da vacinação contra febre aftosa no Tocantins
TOCANTINS – Entre os objetivos, estão a conscientização e alerta aos homens e mulheres do campo diante do novo cenário da pecuária no Estado, que a partir de 2023 não terá mais obrigatoriedade de realizar campanhas de vacinação contra febre aftosa. “Com a retirada da vacinação [contra febre aftosa], o produtor rural do Tocantins terá papel ainda mais relevante neste processo: ele será mais vigilante e terá uma responsabilidade ainda maior, que é de zelar pela sanidade do rebanho, o seu maior ativo financeiro depois da propriedade”, afirmou o presidente do Fundeagro, o agropecuarista Saddin Bucar.
Ele explica que, por meio de materiais de divulgação na mídia, nas redes sociais e no portal na internet, o Fundeagro vai abordar, entre outros temas, o aprofundamento sobre a doença, a atuação da defesa agropecuária, orientações, dicas e sugestões aos pecuaristas para que a vigilância seja eficaz.
O Fundeagro também percorrerá o Estado com palestras e prestará informações e esclarecimentos sobre o tema, em leilões e eventos agropecuários. “É um trabalho de conscientização. Somos parceiros dos produtores nesta iniciativa porque sabemos que ao obtermos o status de livre de febre aftosa sem vacinação os nossos produtos, que têm sua qualidade reconhecida, vão chegar a mercados ainda mais exigentes. Isso trará impactos positivos na economia, com mais venda para os produtores, geração de renda e emprego para o nosso Estado”, disse. “Por isso, tanto a defesa agropecuária, o Fundeagro, o Ministério da Agricultura e os produtores principalmente devem estar unidos para a manutenção desta conquista, que é de todos”, complementou Saddin Bucar, que também preside o Sindicato Rural de Miranorte, município da região central do Tocantins.
O papel do Fundeagro
A existência de um fundo indenizatório é condição primordial exigida pelo governo federal, por meio da portaria n° 116, de 20 de setembro de 2017, para que o Estado possa aderir ao Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
No Estado, o Fundeagro firmou convênio com a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), visando atender os produtores rurais, nos casos de emergências sanitárias.
Saddin Bucar explica que o aporte indenizatório será uma garantia aos produtores rurais que aderirem ao fundo, contra possíveis prejuízos causados por doenças no rebanho, a exemplo da febre aftosa, bem como aprimorar a qualidade nas ações e no atendimento.
Para estar coberto e se beneficiar com as ações do fundo, o produtor deve fazer a opção no momento da emissão da Guia de Trânsito Animal (e-GTA) para bovinos e bubalinos, no valor de R$ 0,50 por animal, juntamente com o Documento de Arrecadação da Receita Estadual (Dare). “É uma garantia aos produtores que contribuem para enfrentarmos juntos quaisquer adversidades que, por ventura, aconteçam”, finalizou.
-
Estado5 dias atrás
11 Sindicatos no TO se mobilizam contra PEC 66 e alertam servidores sobre os prejuízos para quem ainda não se aposentou
-
Notícias2 dias atrás
Vice governador TO Laurez Moreira a enciclopédia da coerência, sai gigante da eleição do Eduardo Siqueira Campos em Palmas; “Palavras do prefeito eleito”
-
Estado1 semana atrás
Gurupi+Tech terá programação cultural com shows regionais, exposições e festival do pequi
-
Notícias1 semana atrás
Procon Tocantins orienta os consumidores sobre o direito de reparação de danos causados por queda de energia
-
Notícias6 dias atrás
Mostra Científica movimenta Feira Gurupi + Tech Sicteg
-
Municípios6 dias atrás
Ligas Acadêmicas da UnirG participam ativamente da Gurupi + Tech Sicteg; Feira de Ciências segue segue até sexta-feira, 25 Campus UFT
-
Notícias1 semana atrás
Lançamento do Projeto Peixe + do Naturatins marca início de ações de conscientização ambiental em escolas do Tocantins
-
Policial1 semana atrás
No Sul do Tocantins, Polícia Civil incinera cerca de 400 kg de maconha e gera prejuízo de R$ 1 milhão ao crime organizado
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar