Brasil
Mulheres empreendedoras conquistam espaço e representatividade no Sistema Comércio
Mulheres representam mais de 9 milhões dos negócios no Brasil e representam 33% das propriedades de empresas formais e informais, sendo responsáveis por 48% dos microempreendedores individuais do Brasil, segundo dados do Sebrae.
Para apoiar esse universo e discutir soluções visando garantir um ambiente produtivo e aberto para debates, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) criou a Câmara Brasileira de Mulheres Empreendedoras do Comércio (CBMEC), que conta com empresárias de todas as Federações do Comércio dos 26 Estados e do Distrito Federal, além das sete Federações nacionais. A coordenadora será a empresária baiana Rosemma Maluf.
Por vídeo, em sua mensagem de abertura, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, falou sobre as grandes e rápidas transformações que o mundo vem passando e ressaltou o reconhecimento da importância do papel das mulheres como uma das grandes urgências que a sociedade brasileira vem trabalhando.
“Esse movimento precisa se transformar em ações concretas, que traduzam o compromisso de valorizar a participação feminina em todos os setores. A instalação da Câmara é mais um passo da CNC para estar alinhada com as iniciativas que buscam fortalecer a presença e a participação da mulher no âmbito empresarial. É uma ação que, além de fazer justiça ao talento e competência delas, busca a melhoria do ambiente de negócios, com o incentivo para a abertura de novos empreendimentos, a integração e a troca de experiências, além da qualificação dessa mulher empresária”, destacou.
Tocantins
Todas as mais de 50 participantes, entre titulares e suplentes, se apresentaram e falaram sobre suas expectativas para a nova Câmara da CNC. A presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Tocantins (CMEG TO), Maria Fátima de Jesus, e a vice-presidente, Letícia Coelho, apresentaram a Câmara do Tocantins às demais representantes presentes no evento.
Programa de qualificação
No início da reunião, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre a CNC e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O documento foi assinado pela secretária Executiva do Ministério, Tatiana Alvarenga, e pelo vice-presidente da Confederação, Luiz Carlos Bohn, visando desenvolver ações gratuitas de promoção social e qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade nos Estados do Norte e Nordeste, para estimular sua capacidade empreendedora, geração de renda e maior autonomia. Além das integrantes da Câmara, participaram da solenidade representantes do Sebrae; Ministério da Economia, do programa Caravana Pra Elas; do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal.
-
Estado1 semana atrás
Concurso público do Coren-TO está com inscrições abertas, até o dia 12 de dezembro
-
Estado1 semana atrás
ELEIÇÕES 2026 – Discussão entre deputados Gaguim e Alexandre Guimaraes mostram como será competitiva a disputado pelas duas vaga ao Senado que já tem 7 pré-candidatos
-
Notícias3 dias atrás
Defensoria condena Desfile cívico em Palmeirópolis em que crianças negras foram trajadas como escravas e brancas como senhores e sinhás
-
Notícias1 semana atrás
Governo do Tocantins concede Prêmio PROFE no valor de R$ 250 mil a cada escola municipal selecionada; Premiação ocorrerá no mês de dezembro, em Palmas.
-
Entretenimento1 semana atrás
Aldeia Jiquitaia acontece em Gurupi entre os dias 27 e 29 de novembro; Mostra Cultural terá programação diversa durante os três dias de evento
-
Estado1 semana atrás
Aprovado requerimento de Amélio Cayres que pede sinal de telefonia no povoado Vinte Mil em Carrasco Bonito
-
Política1 semana atrás
“Há 66 anos no coração do Tocantins, nasceu Gurupi, a Capital da Amizade”
-
Política1 semana atrás
DUERE 66 ANOS – Vice-governador Laurez Moreira exalta em mensagem todo seu amor e carinho pelo município; “Tenho muito orgulho de ter iniciado minha vida por aqui aqui”
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar