Municípios
Etapa regional dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins teve início nessa quinta-feira, 22
EDUCAÇÃO – Foi em clima de acolhimento e alegria que a segunda parte da etapa regional dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (JEIT) teve início nessa quinta-feira, 22.
A abertura oficial dos jogos da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Miracema do Tocantins contou com a presença do secretário Executivo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Edinho Fernandes, que participou da cerimônia que ocorreu na aldeia Porteira, no município de Tocantínia.
Os jogos estão previstos para encerrarem domingo, dia 25, e os vencedores participarão da etapa estadual, que ocorrerá em Palmas.
Os atletas irão competir nas modalidades de arco e flecha; corrida de 100m rasos; corrida de varinha; corrida de resistência; corrida com tora; futebol society; arremesso de lança; luta corporal; natação e cabo de guerra.
O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, conta que está muito feliz em participar desse momento, que é fundamental para a importância e valorização do povo indígena. “Somos pioneiros nessa ação, o primeiro jogos indígenas estudantis do Tocantins e do Brasil, respeitando a cultura deles, trazendo modalidades esportivas do povo indígena. Na etapa estadual vamos levar os campeões para Palmas, fazer uma festa linda e mostrar para quem não faz parte da comunidade o quão bonito e importante é a cultura e a tradição do povo indígena”.
Além da tradicional cerimônia de acendimento da pira com a tocha olímpica, durante a abertura, os estudantes da Escola Estadual Indígena Sremtõwe, da aldeia Porteira, e os estudantes da Escola Estadual Indígena Wakõmakwa, da aldeia Riozinho, realizaram apresentações culturais.
O estudante Paulo Henrique Xerente, do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix) disse que está com grandes expectativas para os jogos. “É muito bom poder participar, representar a minha escola e a minha etnia. Me preparei muito, treinamos com muito foco. Vou dar o melhor para tentar ganhar e ir para o estadual”, relatou o atleta, que participa da prova de atletismo de 2 mil metros.
O diretor Pedro Xerente, da Escola Estadual Indígena Sremtõwe, da aldeia Porteira, destacou a importância do evento para os povos indígenas do Tocantins. “Hoje é um dia histórico para nós aqui dessa reserva Xerente. Estou muito alegre, a comunidade toda está muito feliz por isso estar acontecendo, e será o primeiro de muitos. O Governo está tendo um olhar especial para o indígena, com uma educação de qualidade e incentivando o esporte”, pontuou.
Os estudantes classificados na fase regional participarão da etapa estadual, que será realizada em Palmas, entre os dias 20 e 23 de outubro, com premiação para os vencedores de cada categoria.
-
Estado1 semana atrás
Concurso público do Coren-TO está com inscrições abertas, até o dia 12 de dezembro
-
Estado1 semana atrás
ELEIÇÕES 2026 – Discussão entre deputados Gaguim e Alexandre Guimaraes mostram como será competitiva a disputado pelas duas vaga ao Senado que já tem 7 pré-candidatos
-
Notícias3 dias atrás
Defensoria condena Desfile cívico em Palmeirópolis em que crianças negras foram trajadas como escravas e brancas como senhores e sinhás
-
Notícias1 semana atrás
Governo do Tocantins concede Prêmio PROFE no valor de R$ 250 mil a cada escola municipal selecionada; Premiação ocorrerá no mês de dezembro, em Palmas.
-
Entretenimento1 semana atrás
Aldeia Jiquitaia acontece em Gurupi entre os dias 27 e 29 de novembro; Mostra Cultural terá programação diversa durante os três dias de evento
-
Estado1 semana atrás
Aprovado requerimento de Amélio Cayres que pede sinal de telefonia no povoado Vinte Mil em Carrasco Bonito
-
Política1 semana atrás
“Há 66 anos no coração do Tocantins, nasceu Gurupi, a Capital da Amizade”
-
Política1 semana atrás
DUERE 66 ANOS – Vice-governador Laurez Moreira exalta em mensagem todo seu amor e carinho pelo município; “Tenho muito orgulho de ter iniciado minha vida por aqui aqui”
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar