Municípios
Etapa regional dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins teve início nessa quinta-feira, 22
EDUCAÇÃO – Foi em clima de acolhimento e alegria que a segunda parte da etapa regional dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (JEIT) teve início nessa quinta-feira, 22.
A abertura oficial dos jogos da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Miracema do Tocantins contou com a presença do secretário Executivo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Edinho Fernandes, que participou da cerimônia que ocorreu na aldeia Porteira, no município de Tocantínia.
Os jogos estão previstos para encerrarem domingo, dia 25, e os vencedores participarão da etapa estadual, que ocorrerá em Palmas.
Os atletas irão competir nas modalidades de arco e flecha; corrida de 100m rasos; corrida de varinha; corrida de resistência; corrida com tora; futebol society; arremesso de lança; luta corporal; natação e cabo de guerra.
O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, conta que está muito feliz em participar desse momento, que é fundamental para a importância e valorização do povo indígena. “Somos pioneiros nessa ação, o primeiro jogos indígenas estudantis do Tocantins e do Brasil, respeitando a cultura deles, trazendo modalidades esportivas do povo indígena. Na etapa estadual vamos levar os campeões para Palmas, fazer uma festa linda e mostrar para quem não faz parte da comunidade o quão bonito e importante é a cultura e a tradição do povo indígena”.
Além da tradicional cerimônia de acendimento da pira com a tocha olímpica, durante a abertura, os estudantes da Escola Estadual Indígena Sremtõwe, da aldeia Porteira, e os estudantes da Escola Estadual Indígena Wakõmakwa, da aldeia Riozinho, realizaram apresentações culturais.
O estudante Paulo Henrique Xerente, do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix) disse que está com grandes expectativas para os jogos. “É muito bom poder participar, representar a minha escola e a minha etnia. Me preparei muito, treinamos com muito foco. Vou dar o melhor para tentar ganhar e ir para o estadual”, relatou o atleta, que participa da prova de atletismo de 2 mil metros.
O diretor Pedro Xerente, da Escola Estadual Indígena Sremtõwe, da aldeia Porteira, destacou a importância do evento para os povos indígenas do Tocantins. “Hoje é um dia histórico para nós aqui dessa reserva Xerente. Estou muito alegre, a comunidade toda está muito feliz por isso estar acontecendo, e será o primeiro de muitos. O Governo está tendo um olhar especial para o indígena, com uma educação de qualidade e incentivando o esporte”, pontuou.
Os estudantes classificados na fase regional participarão da etapa estadual, que será realizada em Palmas, entre os dias 20 e 23 de outubro, com premiação para os vencedores de cada categoria.
-
Estado5 dias atrás
11 Sindicatos no TO se mobilizam contra PEC 66 e alertam servidores sobre os prejuízos para quem ainda não se aposentou
-
Notícias2 dias atrás
Vice governador TO Laurez Moreira a enciclopédia da coerência, sai gigante da eleição do Eduardo Siqueira Campos em Palmas; “Palavras do prefeito eleito”
-
Estado1 semana atrás
Gurupi+Tech terá programação cultural com shows regionais, exposições e festival do pequi
-
Notícias1 semana atrás
Procon Tocantins orienta os consumidores sobre o direito de reparação de danos causados por queda de energia
-
Notícias6 dias atrás
Mostra Científica movimenta Feira Gurupi + Tech Sicteg
-
Municípios6 dias atrás
Ligas Acadêmicas da UnirG participam ativamente da Gurupi + Tech Sicteg; Feira de Ciências segue segue até sexta-feira, 25 Campus UFT
-
Notícias1 semana atrás
Lançamento do Projeto Peixe + do Naturatins marca início de ações de conscientização ambiental em escolas do Tocantins
-
Policial1 semana atrás
No Sul do Tocantins, Polícia Civil incinera cerca de 400 kg de maconha e gera prejuízo de R$ 1 milhão ao crime organizado
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar