Conecte-se Conosco
   

Municípios

Estado do Tocantins agora conta com associação que apoia vítimas de erros médicos

Publicado

em

Pessoas que não sabem como buscar os direitos quando são vítimas de erros médicos, podem  ter orientação jurídica. - Foto: Ascom

TOCANTINS – A AVEM – TO, Associação de Vítimas de Erros Médicos do Tocantins, terá sede em Gurupi, mas vai atuar em todo o Tocantins.

A ideia de fundar a entidade veio depois da grande demanda observada pelo empresário do ramo de óticas Izaias Gomes. ” Constantemente pacientes vinham à minha ótica e durante uma conversa, a gente conhecia histórias de pessoas que afirmavam serem lesadas por incompetência médica. Busquei pesquisei e descobri que em vários estados do país, associações ajudam essas pessoas a buscarem formas de viabilizar um processo na justiça”, disse Izaias, presidente da entidade.

A criação da associação foi realizada em 25 de julho deste ano, quando integrantes da sociedade gurupiense realizaram uma assembleia geral para criação da entidade que não terá fins lucrativos. A entidade já está em funcionamento.

 

Por meio da AVEM-TO, as vítimas serão orientadas sobre direitos garantidos em lei, este apoio da AVEM-TO é gratuito. “Muitas vezes a vítima e a família não conseguem os documentos necessários, em hospitais ou outras unidades de saúde. O nosso papel será ir atrás, de forma legal, desses papéis para que os processos possam ter embasamento jurídico e as vítimas não fiquem desamparadas nesse aspecto”, disse Bruno Fernandes, vice – presidente.

Segundo um levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar da Universidade Federal de Minas Gerais (IESS-UFMG), realizado no ano passado,  dos 19,4 milhões de pessoas tratadas em hospitais no Brasil, 1,3 milhão passa por negligência ou imprudência durante o tratamento médico, todos os anos. São quase 55 mil mortes por ano no país, o equivalente a seis por hora por conta de erros médicos. Especialistas acreditam que o número pode ter se agravado durante a pandemia.

Não há informações no Tocantins sobre estatísticas de erros médicos. A associação também fará esses levantamentos.

A AVEM TO vai atender os interessados no telefone.

(63) 93300-4999 (fone e WhatsApp)

Publicidade    
Clique Para Comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma Resposta

TENDÊNCIA