Municípios
Estado do Tocantins agora conta com associação que apoia vítimas de erros médicos
TOCANTINS – A AVEM – TO, Associação de Vítimas de Erros Médicos do Tocantins, terá sede em Gurupi, mas vai atuar em todo o Tocantins.
A ideia de fundar a entidade veio depois da grande demanda observada pelo empresário do ramo de óticas Izaias Gomes. ” Constantemente pacientes vinham à minha ótica e durante uma conversa, a gente conhecia histórias de pessoas que afirmavam serem lesadas por incompetência médica. Busquei pesquisei e descobri que em vários estados do país, associações ajudam essas pessoas a buscarem formas de viabilizar um processo na justiça”, disse Izaias, presidente da entidade.
A criação da associação foi realizada em 25 de julho deste ano, quando integrantes da sociedade gurupiense realizaram uma assembleia geral para criação da entidade que não terá fins lucrativos. A entidade já está em funcionamento.
Por meio da AVEM-TO, as vítimas serão orientadas sobre direitos garantidos em lei, este apoio da AVEM-TO é gratuito. “Muitas vezes a vítima e a família não conseguem os documentos necessários, em hospitais ou outras unidades de saúde. O nosso papel será ir atrás, de forma legal, desses papéis para que os processos possam ter embasamento jurídico e as vítimas não fiquem desamparadas nesse aspecto”, disse Bruno Fernandes, vice – presidente.
Segundo um levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar da Universidade Federal de Minas Gerais (IESS-UFMG), realizado no ano passado, dos 19,4 milhões de pessoas tratadas em hospitais no Brasil, 1,3 milhão passa por negligência ou imprudência durante o tratamento médico, todos os anos. São quase 55 mil mortes por ano no país, o equivalente a seis por hora por conta de erros médicos. Especialistas acreditam que o número pode ter se agravado durante a pandemia.
Não há informações no Tocantins sobre estatísticas de erros médicos. A associação também fará esses levantamentos.
A AVEM TO vai atender os interessados no telefone.
(63) 93300-4999 (fone e WhatsApp)
-
Estado1 semana atrás
Concurso público do Coren-TO está com inscrições abertas, até o dia 12 de dezembro
-
Estado1 semana atrás
ELEIÇÕES 2026 – Discussão entre deputados Gaguim e Alexandre Guimaraes mostram como será competitiva a disputado pelas duas vaga ao Senado que já tem 7 pré-candidatos
-
Notícias3 dias atrás
Defensoria condena Desfile cívico em Palmeirópolis em que crianças negras foram trajadas como escravas e brancas como senhores e sinhás
-
Notícias1 semana atrás
Governo do Tocantins concede Prêmio PROFE no valor de R$ 250 mil a cada escola municipal selecionada; Premiação ocorrerá no mês de dezembro, em Palmas.
-
Entretenimento1 semana atrás
Aldeia Jiquitaia acontece em Gurupi entre os dias 27 e 29 de novembro; Mostra Cultural terá programação diversa durante os três dias de evento
-
Estado1 semana atrás
Aprovado requerimento de Amélio Cayres que pede sinal de telefonia no povoado Vinte Mil em Carrasco Bonito
-
Política1 semana atrás
“Há 66 anos no coração do Tocantins, nasceu Gurupi, a Capital da Amizade”
-
Política1 semana atrás
DUERE 66 ANOS – Vice-governador Laurez Moreira exalta em mensagem todo seu amor e carinho pelo município; “Tenho muito orgulho de ter iniciado minha vida por aqui aqui”
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar