Conecte-se Conosco
   

Municípios

Eduardo Fortes apoia Congresso inovador para capacitação no atendimento a crianças autistas em Gurupi

Publicado

em

Em uma iniciativa pioneira, profissionais de saúde e a Associação de Pais Autistas de Gurupi (ASPAG) apresentaram ao deputado estadual e pré-candidato, Eduardo Fortes, um projeto inovador destinado a capacitar educadores, profissionais da saúde, mães atípicas e estudantes para lidar com crianças autistas. Este projeto culminará no primeiro Congresso Nacional Híbrido do Autismo (CONTEA), previsto para acontecer de 18 a 20 de setembro na Catedral das Assembleias de Deus, em Gurupi.

O evento, organizado pelas profissionais de saúde Grazieli Bandeira Palma, psicóloga, e Paula de Souza, enfermeira, por meio do Instituto Psiquê Mente e Equilíbrio, visa proporcionar atualizações em práticas e evidências científicas sobre o autismo, reforçando a necessidade de capacitar profissionais para melhor atender crianças e adolescentes autistas.

O CONTEA contará com palestrantes de renome nacional, incluindo Lucelmo Lacerda, Carla Bertin, Gabriel Bertin, Victor Tardem e Felipe Tardem. De acordo com a organização, o congresso é o primeiro da região norte do país, um evento particular que permitirá que os participantes escolham de forma física e remota.

Grazieli Bandeira Palma destacou a urgência de preparar as escolas para receber alunos autistas. “As escolas não estão preparadas para atender alunos autistas. Precisamos levar o conhecimento a esses profissionais”, afirmou. Ela ressaltou que o evento é crucial para evitar um colapso no atendimento às crianças autistas, cuja demanda tem crescido significativamente.

Eduardo Fortes, conhecido por sua defesa dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ressaltou a importância da iniciativa. O deputado já havia solicitado, via requerimento na Assembleia Legislativa, a implantação de uma ala para atendimento especializado, dentro do Centro Estadual de Reabilitação (CER) de Gurupi para suprir a carência de serviços na região sul do Estado. Além disso, Fortes está explorando parcerias público-privadas para melhorar o atendimento.

“A população de Gurupi está desassistida, enfrentando barreiras financeiras e logísticas para acessar esses serviços. Precisamos unir esforços para mudar esse cenário”, garantiu.

Publicidade    
Clique Para Comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma Resposta

TENDÊNCIA