Conecte-se Conosco
 

 

Tocantins

TO – Deputado Gutierres Torquato (PDT) parabeniza Governo do Estado pela escolha do novo comandante-geral e destaca propostas para segurança pública

Publicado

em

“Eu quero parabenizar o Governador Wanderlei pela escolha do nosso coronel Barbosa, pela sua história na Polícia Militar e pelo respeito que tem”, afirma o parlamentar

TOCANTINS – A segurança pública é uma das bandeiras do deputado Estadual Gutierres Torquato (PDT), que destacou no sábado (27) a nomeação do novo comandante-geral da Polícia Militar, Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, como um grande conquista para o estado do Tocantins

“Eu quero parabenizar o Governador Wanderlei pela escolha do nosso coronel Barbosa, pela sua história na Polícia Militar e pelo respeito que tem”, afirma o deputado. Que encerrou a sua fala dizendo: “Nós sempre queremos o melhor pra nossa polícia e pra nossa segurança pública. Eu tenho certeza que o Tocantins ganhará muito com essa nomeação e a que ele fará um grande trabalho por conhecer a realidade”.

Conheça as propostas do Deputado Gutierres para a segurança pública:

A segurança pública é crucial, pois, compreende o direito de ir e vir de cada cidadão, bem como, o cumprimento dos direitos e deveres de forma segura.

Para uma segurança pública de qualidade é de suma importância a valorização da força policial em todas as instâncias, pois, são estes quem garantem a ordem pública na sociedade.

– Viabilizar emendas para capacitar e aparelhar as Guardas Metropolitanas nas principais cidades do Tocantins, visando o cumprimento das rotinas de trabalho e obrigações, dentro da competência municipal;

– Buscar a valorização dos profissionais através de programas de capacitação e dos programas carreira cargos e carreiras;

– Cobrar dos governantes e disponibilizar emendas para projetos de iluminação pública eficiente.

CONHEÇA O NOVO COMANDANTE DA PM-TO

 O Coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça foi nomeado como novo Comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins. Ele substitui o Coronel PM Júlio Manoel da Silva Neto. O Comandante Geral, Cel Barbosa, também foi designado para responder pela Casa Militar do Tocantins.

Foi nomeado ainda o Coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza como Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins, que assume o cargo no lugar do também Coronel PM Wesley.

Os atos foram publicados na edição número 6.160 do Diário Oficial do Estado, publicado em edição extra neste sábado, 27.

Perfil do novo Comandante

O Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça é do Quadro Operacional da Polícia Militar do Tocantins – PMTO e natural de Goiânia – GO.

Formado pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, onde foi declarado aspirante a oficial no ano de 2001.

Coronel Barbosa é Bacharel em Segurança Pública pela Academia Policia Militar de Minas Gerais, realizou o Curso de Especialização “Lato Sensu” em Segurança Pública pela Policia Militar da Paraíba, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Segurança Pública, Cidadania e Direito pela FAC Unicamp, Curso de Especialização Lato Sensu de Gestão Tecnológica Educacional pela Policia Militar da Paraíba, Curso Política e Planejamento e Gestão Estratégica em Segurança Pública.

Na área operacional, possui Curso de Tiro Policial Método Giraldi, Curso de Identificação Veicular ministrado pela Polícia Rodoviária Federal, Curso de Segurança Física e Dignitários pela TEES Brazil na cidade de Curitiba-PR e Curso Fundamentos para Repressão ao Narcotráfico e Crime Organizado.

Como docente, Cel Barbosa desempenhou suas atividades dentro de PMTO como instrutor de Legislação de Trânsito para alunos do Curso de Formação de Oficias, Curso de Habilitação de Oficias, Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e Cursos de Habilitação de Sargento e Cabo e Legislação Especifica para o Curso de Formação de Soldado.

Possui diversas condecorações, dentre elas, Medalha por tempo de serviço na PMTO (10 anos), Medalha Tiradentes conferida pelo Governador do Estado do Amazonas através da Policia Militar do Amazonas e a Medalha Guardião conferida pelo Gabinete Militar da Governadoria do Estado de Goiás.

Na corporação exerceu diversas funções operacionais, administrativas e de comando, como o comando e subcomando de Unidades como Comandante da 1ª Companhia do 1º BPM e Chefe da Seção de Trânsito do 1º BPM nos anos de 2001 a 2003, Comandante da Companhia de Alunos e Coordenador do Curso de Habilitação de Cabos na Academia de Policia Militar Tiradentes no ano de 2004, Chefe de Equipe de Segurança do Governador e Ajudante de Ordens do Governador do Tocantins entre os anos de 2004 a 2009, Chefe da Segunda Seção do Estado Maior da Policia Militar do Tocantins no ano de 2010, Sub Comandante do 4º BPM nos anos de 2011 e 2012, Sub Comandante do Comando de Policiamento da Capital nos anos de 2013 e 2014, Ajudante de Ordens do Governador entre os anos de 2015 até março de 2018, Comandante do 4º BPM de 2018 a 2019, Chefe Estado Maior da PMTO nos anos de 2019 a 2021 e ultimamente desempenhava a função de Comandante do Comando de Policiamento Especializado nos ano de 2021.

Publicidade    
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA