Conecte-se Conosco
 

 

Tocantins

INDÚSTRIA – Secretários estaduais conhecem estrutura do Centro de Educação e Tecnologia do SENAI em Palmas

Publicado

em

Ao final, os secretários e representantes conheceram alguns dos laboratórios de tecnologia do CETEC Palmas - Foto: Adilvan Nogueira

PALMAS-TO – As instalações e laboratórios do Centro de Educação e Tecnologia (CETEC) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no centro de Palmas foram apresentadas pela diretora regional da instituição no Tocantins, Márcia Rodrigues, a secretários e representantes de órgãos do Governo do Estado. Além de visitarem as instalações, os secretários de Estado da Fazenda (Sefaz), Júlio Edstron dos Santos, do Planejamento e Orçamento (Seplan), Sergisley Moura, da Indústria e Comércio, José Humberto Duarte, da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Wanderley José Silva Júnior, a subprocuradora-geral, Irana Aguiar e a secretária-executiva do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Simone Brito conheceram como e em que áreas a instituição atua junto à indústria e comunidade.

Na apresentação, durante um café da manhã, a diretora Márcia Rodrigues, explicou como funciona o Sistema S e como o SENAI forma profissionais e cria soluções tecnológicas para tornar a indústria mais competitiva e inovadora.​ Ao citar dados do Mapa do Trabalho, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria, A diretora falou em um “apagão” na formação técnica que precisa ser observado e a grande oportunidade em formar novos técnicos através do Itinerário Profissional do Novo Ensino Médio.

“O Tocantins precisa qualificar 34 mil pessoas. Significa que precisamos de inserir estes jovens no mercado e também requalificar o trabalhador que já está na indústria. Então, o trabalhador que antes só apertava parafuso, ele tem que saber agora fazer leitura e input de dados, se requalificar. Também é preciso que mais de 5 mil jovens ingressem no ensino técnico. O Estado está com um apagão nesta área”, disse a diretora citando como essenciais para o desenvolvimento das indústrias técnicos de áreas como informática, segurança da informação, desenvolvedores, automação,  mecatrônica, eletromecânica, eletroeletrônica, logística, entre outras.

O secretário da Sefaz, Júlio Edstron, destacou a troca de experiências possível por meio de parcerias com o SENAI. “Talvez o SENAI esteja mais avançado tecnologicamente que nós, o Estado. Então vamos aproveitar a parceria que existe para a gente absorver melhor e usar a nosso favor”, disse o secretário.

Márcia Rodrigues ainda complementou que a instituição consegue atender de forma remota, Semipresencial ou  100% on-line, indo além de suas unidades físicas, e que em competições mundiais como a WorldSkills, o SENAI sempre se destaca nas cinco primeiras posições entre os 68 países participantes.

Ao final, os secretários e representantes conheceram alguns dos laboratórios de tecnologia do CETEC Palmas, como os de informática, manutenção de microcomputadores, redes e de indústria 4.0. Por Brener Nunes

Publicidade    
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA