Conecte-se Conosco
   

Tocantins

Saúde promove Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2022

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promove de 08 de agosto a 23 de setembro a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. O intuito da campanha é alertar os proprietários de cães e gatos sobre a importância da vacinação e efetuar a imunização dos animais.

Apesar da diminuição do número de casos, o vírus da raiva ainda circula, seja em animais domésticos, ou até mesmo animais de produção (bovinos e equídeos). A doença tem como seu principal vetor os morcegos, que transmitem o vírus tanto para outros animais (e estes ao homem), quanto diretamente ao homem, por isso faz-se importante a vacinação dos animais de estimação (cães e gatos), pois quando vacinados anualmente, ficam protegidos e não transmitem a doença.

“No Tocantins, a campanha de vacinação antirrábica animal tem como alvo  vacinar um total de 351.794 animais em todo o Estado, mas para que a campanha seja um sucesso, precisamos contar com a colaboração dos proprietários de cães e gatos, que devem procurar junto a sua equipe municipal de saúde os locais e datas onde as vacinas estarão disponíveis para levarem ou apresentarem  seus animais”, afirmou a assessora  de Zoonoses e Animais Peçonhentos da SES-TO, Iza Alencar.

Ainda segundo a assessora, a SES-TO dará suporte à campanha facilitando a distribuição dos materiais de campanha junto aos municípios e as vacinas serão fornecidas de forma gratuita através do Sistema Único de Saúde (SUS). “As equipes municipais de saúde estarão empenhadas em vacinar 100% dos animais existentes em seus territórios, ação esta que só é possível contando com a colaboração da população”, enfatizou.

Publicidade    
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA