Conecte-se Conosco
   

Política

TOCANTINS – Há 10 dias das eleições, pesquisas IPEC/TV Anhanguera e Fieto/Vetor indicam vitória de Wanderlei ao governo no 1º turno

Publicado

em

A diferença do governador e candidata reeleição para Dimas, o 2º colocado ultrapassa 30 pontos percentuais, o que indica vitória no primeiro turno, com uma vantagem expressiva.

ELEIÇÕES 2022 – Há 10 dias das eleições de 02 de outubro no Tocantins, estão cada vez mais difícil as possibilidades de segundo turno na eleição para o governo do Estado.

Pelo menos é o que apontam a segunda rodada das pesquisas de intenção de votos (IPEC/TV ANHANGEURA e FIETO/VETOR) divulgadas nos últimos dias e que podemos ter confiabilidade nos números pelos institutos e os contratantes. Os dados das duas pesquisas, principalmente a IPEC aponta que Wanderlei vence no primeiro turno, com mais de 300 mil votos de vantagem sobre o segundo colocado.

Alguns ainda acreditam que possa haver surpresas ao abrir as urnas e ter um 2º turno, sobretudo o senador Eduardo Gomes (PL) aliado do candidato de oposição, Ronaldo Dimas (PL) e o candidato Irajá Abreu (PSD), que não  conseguiram até hoje entender o crescimento vertiginoso do candidato Wanderlei Barbosa (Republicanos). A diferença do governador e candidata reeleição para Dimas, o 2º colocado ultrapassa 30 pontos percentuais, o que indica vitória no primeiro turno, com uma vantagem expressiva.

Traduzindo o números das pesquisas indicam que a movimentação das ruas está mostrando. Wanderlei Barbosa tem conseguido realizar as maiores concentrações, do Bico do Papagaio ao Sudeste. É indiscutivelmente o candidato com maior volume de campanha, tem apelo popular e tem conseguido ampliar a base de apoio atraindo líderes de peso da oposição, a exemplo do vice-presidente do PSD, empresário Edison Tabocão, que abandonou a candidatura de Irajá Abreu para apoiar a reeleição do governador.

IPEC/TV ANHANGUERA

A segunda pesquisa Ipec divulgada no dia (19) pela TV Anhanguera mostra os índices de intenção de voto para o cargo de governador do Tocantins. O candidato à reeleição Wanderlei Barbosa (Republicanos), lidera a disputa com 45% das intenções de voto. Em segundo lugar está Ronaldo Dimas (PL) com 17%, irajá (PSD) 8%, Paulo Mourão (PT) 6%, Coronel Ricardo Macedo (PMB) 1%, Dr. Luciano de Castro (DC) 1%, Karol Chaves (PSOL) 1%, Carmen Hannud (PCO) 0%.

A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 16 e 18 de setembro em 35 municípios tocantinenses. Esta é a segunda pesquisa divulgada pela TV Anhanguera após o fim do prazo para registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

FIETO/VETOR

Foi divulgada no dia 15, a segunda rodada da pesquisa para governador do Estado, aplicada pelo Instituto Vetor/Pesquisa, por encomenda da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) em parceria com a TV Jovem Palmas/Rede Record. A pesquisa mostra que o candidato governista Wanderlei Barbosa (Republicanos) lidera com folga, com 56% das intenções de votos o que corresponde a 46% dos votos válidos.

O candidato Ronaldo Dimas (PL), o segundo colocado, tem 19% das intenções de voto, o que corresponde a 15% dos votos válidos. Paulo Mourão (PT) e Irajá Abreu (PSD) estão empatados na terceira posição. Irajá tem 10% das intenções de voto e 9% dos votos válidos e Paulo Mourão 9% das intenções de voto, e 7% dos votos válidos. Dr. Luciano do Osvaldo Cruz (DC) e o Coronel Ricardo Macedo (PMB) tem 1% das intenções de voto. Karol Chaves e Carmen Hanud (PCO) não pontuaram.

TENDÊNCIA