Conecte-se Conosco
 

 

Política

TOCANTINS – Com 42% (55%) votos válidos, pesquisa Fieto mostra tendência de Wanderlei e Laurez ganharem no 1º turno; Dimas estagnou nos 17%, Irajá e Mourão (7%) seguem disputando 3º lugar, outros candidatos com menos de (1%)

Publicado

em

Com fama de honestos e trabalhadores, o governador e candidato reeleição Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o candidato a vice Laurez Moreira (PDT); agradaram o eleitorado tocantinense.

Esses números, considerando apenas os votos válidos, com Wanderlei Barbosa alcançando  (55%); ou seja ficando com 32 pontos de vantagem sobre Ronaldo Dimas (23%), garantiria a Wanderlei vencer a disputa já no 1º turno dia 02 de outubro.

ELEIÇÕES/PESQUISA FIETO – Faltando 31 dias das eleições de 02 de outubro (quinta-feira 01/09), foi publicada no site www.fieto.com.br a pesquisa de intenção de votos nas eleições de 2022 para os cargos de Governador do Tocantins e Senador da República encomendada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e TV Jovem/Record Tocantins ao Instituto VETOR.

As entrevistas foram realizadas de 27 a 30 de agosto, com 95% de margem de confiança e 3 pontos percentuais estimados de erro. O registro da pesquisa foi feito no Tribunal Regional Eleitoral (TO – 04812/2022 – Governador/Senador).

CONFIRA A PESQUISA COMPLETA  aqui.

Na avaliação estimulada, o governador e candidato à reeleição Wanderlei Barbosa (republicanos) tem 42% das intenções de voto; Dimas (PL) aparece com 17%; Irajá (PSD) e Paulo Mourão (PT) estão empatados com 7%, Coronel Ricardo (PMB) 1%, Luciano Castro (1%), enquanto as candidatas aparecem Karol Chaves Carmen Hannud não pontuaram na pesquisa.

Esses números, considerando apenas os votos válidos, com Wanderlei Barbosa alcançando  (55%); ou seja ficando com 32 pontos de vantagem sobre Ronaldo Dimas (23%), garantiria a Wanderlei vencer a disputa já no 1º turno dia 02 de outubro.

PESQUISA ESPONTANEA

ESTIMULADA – Para o cargo de Governador, 38% dos entrevistados afirmaram, de forma espontânea, que votariam em Wanderlei Barbosa e 15% afirmaram votar em Ronaldo Dimas, Paulo Mourão (PT) com 6%, Iraja (PSD) com 5%, Coronel Ricardo (PMB) 1%; os outros candidatos não pontuaram na pesquisa.

AVALIAÇÃO GOVERNO

A pesquisa também avaliou a gestão do governador Wanderlei Barbosa. 46% dos entrevistados avaliaram o governo como ótimo ou bom, e 40% regular.

WANDERLEI COMENTA PESQUISA

“Recebemos esses números com muita tranquilidade e serenidade, mas também com muita alegria por ver que o nosso trabalho está sendo validado e reconhecido pela população do Tocantins. Peço aos nossos apoiadores que continuem trabalhando firmes para que a gente siga crescendo e vença esse pleito já no próximo dia 2 de outubro”, afirmou o governador.

“Recebemos esses números com muita tranquilidade e serenidade, mas também com muita alegria por ver que o nosso trabalho está sendo validado e reconhecido pela população do Tocantins”, disse Wanderlei sobre os resultados da 1 rodada pesquisa Fieto?Vetor.

 

PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA

 Para o cargo de Governador, 38% dos entrevistados afirmaram, de forma espontânea, que votariam em Wanderlei Barbosa e 15% afirmaram votar em Ronaldo Dimas.

 No voto estimulado para o mesmo cargo, Wanderlei Barbosa aparece com 42% (55% dos votos válidos), Ronaldo Dimas com 17% (que equivale a 23% dos votos válidos) e Paulo Mourão e Irajá com 7% cada um ( equivalente a 9% dos votos válidos).

 Para o governo 2/3 dos entrevistados (66%) acreditam que não irão mais mudar o voto até a eleição, enquanto 21% dos eleitores ainda poderá mudar e menos de 1% já cogita a mudança de opinião. Não souberam ou responderam a esta questão 13% dos eleitores do Tocantins.

 O candidato ao governo com maior rejeição é Irajá (15%), seguido por Paulo Mourão (10%).

 Para Senador, 34% não souberam opinar espontaneamente. Entre aqueles que já possuem alguma opinião espontânea, Professora Dorinha tem a preferência de 20% e Kátia Abreu é escolhida por 16%. Mauro Carlesse e Carlos Amastha estão empatados, cada um deles possui a preferência de 6% dos eleitores. Ataídes de Oliveira tem 4%.

 Na menção estimulada, ainda que o quadro seja de empate técnico, Professora Dorinha tem a preferência de 23% ( igual à 33% dos votos válidos) e Kátia tem 20% (correspondente a 29% dos votos válidos). Para o senado, o voto está um pouco menos consolidado e apenas 62% acreditam que não irão mais mudar o voto até a eleição.

 Katia é a candidata ao Senado que tem maior rejeição e seguida por Mauro Carlesse, 17% e 13% respectivamente.

 Para 40% dos entrevistados a atuação do Governador Wanderlei Barbosa é regular e 46% possuem avaliação positiva (ótima+boa) e apenas 7% apresentam avaliação negativa (ruim+péssima). 7% não souberam ou não responderam.

 A avaliação positiva do Governo Bolsonaro é de 39% (ótima+boa), 26% afirmam ser regular e 33% avaliam negativamente (ruim+péssima). Entre os eleitores, 2% não souberam responder ou não opinaram.

Publicidade    
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA