Notícias

Mostra Científica movimenta Feira Gurupi + Tech Sicteg

Publicado

em

A Mostra Científica é uma das atrações da Gurupi + Tech e 10ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg). O evento oferece atividades como: palestras, minicursos, workshops, exposição de estandes e apresentações culturais, entre outras.

GURUPI-TO – As apresentações dos banners da Mostra Científica da Feira Gurupi + Tech e 10 ª Sicteg começaram na tarde desta quarta-feira, 23. A mostra é realizada no Coreto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), sede dessa edição do evento.

A Mostra aprovou 122 trabalhos, dos quais 46 são da área de Ciências da Saúde. Participam estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior.

No primeiro dia, foram apresentados 56 trabalhos, distribuídos nas áreas de Ciências Agrárias (CA), Ciências Exatas da Terra (CET), Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Engenharias (ENG), Linguística e Letras e Artes (LLA).

Conforme o presidente da Comissão Científica do evento, Dr Thiago Sampaio Castro, “são trabalhos de excelência produzidos pela UnirG, UFT e IFTO e diversos grupos de pesquisas da região. São materiais bem produzidos, com metodologia de qualidade, que vieram para compor e prestigiar a nossa Mostra”, destacou Sampaio.

A estudante do curso Técnico de Edificações, Alice Vila, apresentou a pesquisa “Modos de construção africanos no município de Natividade-TO. “Os povos africanos têm relevância na construção civil e como Natividade é um berço cultural do nosso Estado, fomos até lá para pesquisar algumas obras da engenharia que pudesse ter a influência africana. Infelizmente, devido a repressão que eles sofreram por muitos anos, não encontramos nenhuma obra em pé. Apenas as ruinas a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, erguida em 1770.  Então nos aprofundamos na construção dela, feita com pedras cangas e adobe, o precursor do tijolo”, mencionou Alice.

“A estrutura da arquitetura da Igreja funciona de uma forma em que, as pedras e os adobes são organizados para que as suas irregularidades dos blocos preencham os vãos que se formam. No final, se transforma em uma estrutura muito resistente. Sobre os arcos contidos nessa construção, não funcionam para apenas sustentar o peso da obra, mas também, têm um funcionamento estético que demonstra leveza e um certo poder. Tudo isso fomos pesquisando mais a fundo, no nosso desenvolvimento”, relatou a estudante.

Outro trabalho apresentado foi do Observatório dos Povos Tradicionais do Tocantins (OPPTINS), representado por Keyliane dos Anjos Leitão, com a abordagem “Registro Linguistico do Povo Iny: Produção de material didático para escolas indígenas Javaé.

Conforme Keyliane, a pesquisa busca apresentar a produção de materiais pedagógicos em Língua Iny com base em registros linguísticos originais para a utilização do ensino da Língua e da Cultura  das escolas Javaé.

“É uma produção de material didático que resulta em uma série de cadernos de atividades e livros de leitura que abordam, de maneira contextualizada, esse registro linguístico da Lingua Iny. Os materiais possuem os aspectos culturais e são feitos juntamente com os professores da Aldeia Boa Esperança, na Ilha do Bananal. Participam também os professores da UnirG, coordenados pelo grupo de pesquisa, representado pela Dra Marcilene Araujo. É uma metodologia colaborativa, onde toda a comunidade participa da elaboração do material”, disse ela.

Na quinta-feira, 24, das 14h às 17h, serão apresentados mais 67 trabalhos distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde (CS), Ciências Biológicas (CB) e Ciências Humanas (CH).

Os trabalhos premiados serão divulgados na cerimônia de encerramento, na noite da sexta-feira, 25. A Comissão Científica elegerá os três trabalhos científicos mais bem pontuados de cada área do conhecimento. Os autores recebem certificação de premiação do evento e um convite especial para publicação de trabalho científico na íntegra, como artigo completo na Revista Cereus da UnirG.

Mais informações sobre a Mostra Científica no site https://gurupimaistech.gurupi.to.gov.br/mostras-cient%C3%ADficas

Já o Seminário de Iniciação Científica (SIC), da Universidade de Gurupi, será realizado na manhã do dia 25, das 10h30 às 12h, no pátio do bloco G.

A Feira

A Mostra Científica é uma das atrações da Gurupi + Tech e 10ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg). O evento oferece atividades como: palestras, minicursos, workshops, exposição de estandes e apresentações culturais, entre outras.

Esse ano, o evento abordou o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

O evento é promovido pela Prefeitura de Gurupi e conta com a parceria do Governo do Tocantins e instituições de ensino como o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade de Gurupi (UnirG), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). São apoiadores também, as entidades: SESI, SESC, SENAC, Energisa e outras. (Por Luciene Marques/Ascom UnirG)

 

TENDÊNCIA

Sair da versão mobile