Notícias

Aluna do SENAI com síndrome de Down torna-se empreendedora da área de alimentos em Gurupi

Publicado

em

Nayane Vitória em Gurupi. Com 20 anos, a jovem possui Síndrome de Down e, após a finalização do ensino médio, buscava uma nova realização pessoal. Hoje se tornou empreendedora da área de alimentos e comercializa pães e roscas.

GURUPI-TO – A inclusão faz parte do dia a dia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial que, por meio de seu Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), comemora a formação no curso de padeiro de alunas como a Nayane Vitória em Gurupi. Com 20 anos, a jovem possui Síndrome de Down e, após a finalização do ensino médio, buscava uma nova realização pessoal. Hoje se tornou empreendedora da área de alimentos e comercializa pães e roscas.

Incentivada pela empregadora de sua mãe, que propôs uma visita a unidade SENAI de Gurupi, ela conheceu os cursos de qualificação oferecidos e entrou no mundo do trabalho por meio do curso de padeiro com todo apoio do PSAI. O programa tem o objetivo de promover ações que gerem condições de inclusão e equidade que respeitem a diversidade do ser humano, seja de gênero, raça/etnia, etarismo, deficiências, e outras características ligadas a vulnerabilidade social e econômica de seus alunos, visando a formação de competências profissionais dos sujeitos independente de suas alteridades.

Sua mãe, Marileide de Menezes, 46, é quem sempre a acompanha durante o processo de preparo até as entregas. “Me orgulho como mãe em ver o crescimento dela. É um aprendizado para nós como pais aprendermos com eles também. Contamos com o apoio dos clientes e amigos que frequentam a mesma escola que ela, que cada vez mais nos procuram e fazem encomendas para o lanche”, explica dona Marileide.

Às matrículas dos cursos técnicos já estão abertas nos municípios de Palmas, Taquaralto, Paraíso, Gurupi, Araguaína e Xambioá. Fique atendo às ofertas e bolsas com 100% de desconto em todas as unidades; O SENAI Tocantins reforça seu compromisso com a inclusão e a formação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo a igualdade de oportunidades e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. (Por: Valesca Gonçalves)

Clique Para Comentar

TENDÊNCIA

Sair da versão mobile