Conecte-se Conosco
 

 

Municípios

GURUPI – 8ª Semana Ciência e Tecnologia (SICTEG) inicia nesta quarta-feira (26) com programação diversificada

Publicado

em

O evento vem com muita discussão sobre inovação, tecnologia e ciência, e recheado de muitas palestras, minicursos, painés, além de entretenimento.

Após dias de espera e muito trabalho da equipe organizadora para preparar um grande evento, nesta quarta-feira, 26, acadêmicos, docentes e comunidade em geral poderão participar da 8ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (SICTEG) com o tema “Bicentenário da Independência – 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

O evento vem com muita discussão sobre inovação, tecnologia e ciência, e recheado de muitas palestras, minicursos, painés, além de entretenimento.

A SICTEG é uma ação alinhada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/MCTI. A atividade se efetiva a partir da Integração Governo – Academia – Empresas, estratégia diversificada para popularização da Ciência, em abrangência Regional.

O evento gratuito é uma atividade do Programa InovaGurupi, da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Prefeitura de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi em parceria com o Sebrae, Acig, e colaboração do Governo Estadual, Governo  Federal, Fapt, Senac, Sesi e Senai e outras instituições. Nesta edição, o evento acontece na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Um dos destaques, é Workshop Ecossistema Regional de Inovação e Gestão Pública, que vai contar com vários painéis e minicursos.

Entre as pautas discutidas estarão:  Ecossistema Local de Inovação – Participação dos Atores da Região, Interação Orquestrada; A importância do IBGE para Administração Municipal; Centro de Desenvolvimento Regional Sul e a 1ª Carteira de Projetos de Desenvolvimento Regional; e Vertentes da Inovação do Ecossistema Local de Inovação da Região Sul/TO.

O evento também é espaço para que acadêmicos apresentem os trabalhos desenvolvidos em suas instituições de ensino. A SICTEG permite que estudantes, professores e profissionais do mercado discutam juntos a mesma ideia, transmitindo experiências e conhecimentos uns para os outros.

Os trabalhos apresentados serão avaliados por uma comissão científica, que elegerá os três trabalhos científicos mais bem pontuados de cada área do conhecimento. Os trabalhos melhores pontuados serão publicados como artigo completo na Revista Cereus da UnirG.

INOVART

Nessa edição, a novidade é que a Feira de Negócios Criativos realizada pela Incubadora de Economia Criativa do IFTO (INOVART) estará no evento, com espaços para que empreendedores do setor criativo de Gurupi e Região, possam apresentar seus trabalhos e comercializá-los durante os três dias do evento.

O Governo do Estado também marcará presença com o Pavilhão de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, que tem como objetivo captar pequenos negócios, expositores dos segmentos da indústria, comércio e serviços.

Na parte de entretenimento, entre os atrativos estão os campeonatos gamers que serão realizados por meio do Projeto Gurupi Território Gamer, que objetiva induzir o setor da economia gamer.

Na arena gamer será realizado ‘Desafio Minecraft: Gurupi Cidade Inteligente’, que traz a proposta de que cada grupo construa um projeto inovador com a apresentação de uma solução para um problema bem identificado, e compartilhe sua solução com a sociedade. O problema a ser solucionado deve ajudar Gurupi a ser uma cidade ainda melhor.

CAMPEONATO FREE FIRE

Também será realizado o “Campeonato Interbairros de Free Fire Mobile: Gurupi Gamer”.

Arte e cultura também terão espaço no evento por meio da I Mostra Cultural que vai dar oportunidade aos artistas das áreas da música, artes visuais, teatro, dança e poesia.

A Mostra tem como objetivo incentivar a produção artística e cultural nas instituições de ensino superior, promover o intercâmbio cultural entre as instituições, estimular o surgimento de novos talentos nas diferentes linguagens artísticas, fortalecer o desenvolvimento regional por meio da valorização da Arte e da Cultura, entre outros objetivos.

A Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lady Sakay, convida toda a população de Gurupi e região a participar desse evento que envolve os segmentos governo, universidades e setor produtivo.

Segundo ela, para a comunidade em geral haverá várias ações como do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); da BRK, que vai levar uma nave de realidade virtual; o pavilhão do desenvolvimento, que vai contar com 16 startups de Gurupi que estarão expondo seus potenciais; participação da associação das costureiras, que vão comercializar a produção de ecobags, além de vasta programação científica. “São atividades para todas as idades, e aguardamos a presença de todos”, convida.

A gerente regional sul do Sebrae, Paula Alencar, destaca que o evento é uma oportunidade ímpar de troca de experiências e conhecimento. “O evento é uma oportunidade de buscarmos o conhecimento através da ciência, além de ser uma forma de reconhecermos a importância da tecnologia, inovação, inteligência artificial e empreendedorismo no desenvolvimento local. Elementos que são essenciais para nosso crescimento enquanto profissionais, empreendedores e seres humanos”, enfatiza.

Publicidade    
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA