Conecte-se Conosco
 

 

Municípios

Governo do Tocantins viabiliza realização de 826 cirurgias eletivas no Vale do Araguaia

Publicado

em

Evento contou com prefeitos de dez municípios, além de deputados federal e estadual

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, prestigiou o evento do Consórcio Vale do Araguaia realizado na noite dessa quinta-feira, 22, no município de Marianópolis. O presidente do consórcio e prefeito do município, Isaías Piagem, apresentou balanço de ações cumpridas na área da Saúde, proporcionadas por convênio firmado com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Saúde (SES-TO), na ordem de R$ 4,8 milhões. Ao todo, foram realizados 826 procedimentos cirúrgicos em quatro Hospitais de Pequeno Porte da região.

Wanderlei Barbosa elogiou o trabalho realizado pelo Consórcio, reconhecendo a importância da parceria entre o Governo Estadual e os municípios, a fim de proporcionar, à população, acesso aos serviços públicos. “Com esta parceria que fizemos e continuaremos a fazer, pudemos diminuir a distância das pessoas até a sua cirurgia e ao local onde realizá-la.  A pessoa que sairia daqui para o HRP [Hospital Regional de Paraíso] ou para o HGP [Hospital Geral de Palmas], não precisa mais. Ela será operada mais perto, de forma confortável”, salientou ao reconhecer que os centros cirúrgicos montados pelos municípios possuem qualidade e estão dentro das normas da Vigilância Sanitária.

Em Marianópolis, governador Wanderlei Barbosa elogia o trabalho realizado pelo Consórcio Vale do Araguaia, especialmente sobre a saúde.

Cirurgias Eletivas

Conforme apresentação da agremiação, entre os municípios que formam o Consórcio, a maior demanda na área da Saúde eram as cirurgias eletivas, que tiveram suas demandas reprimidas devido à pandemia da covid-19. Mesmo antes da formalização oficial do consórcio, uma articulação política entre os municípios membros viabilizou recursos para a estruturação dos quatro Hospitais de Pequeno Porte (HPPs). Isso permitiu que as cirurgias eletivas tivessem início no segundo semestre de 2021.

Os primeiros mutirões começaram com recursos próprios dos municípios nos hospitais de Araguacema, Divinópolis e Cristalândia. Em março de 2022, com o avanço das cirurgias nesses hospitais, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (SES-TO), celebrou convênio com repasse de R$ 4,8 milhões, ampliando as cirurgias para o HPP de Pium. Dos 826 procedimentos cirúrgicos realizados, 93 foram no HPP de Araguacema, 233 no HPP de Divinópolis, 59 no HPP de Pium e 441 no HPP de Cristalândia.

“Este é o único consórcio de municípios do País que realiza cirurgias eletivas, contribuindo diretamente com a Saúde do Estado”, afirmou o presidente do Consórcio e prefeito de Marianópolis, Isaías Piagem, que completou: “nós já realizamos 826 procedimentos cirúrgicos com esses recursos repassados pelo Estado, mas conseguiremos realizar mais de 2 mil”.

Consórcio Vale do Araguaia

O consórcio do Vale do Araguaia foi formalizado em maio de 2021. Criado com o objetivo de promover, atrair e unir esforços e benefícios para as cidades envolvidas nas áreas de Saúde, Infraestrutura e Meio Ambiente, beneficiando 100 mil moradores da região. Os municípios que compõem o Consórcio são: Araguacema, Abreulândia, Barrolândia, Caseara, Cristalândia, Chapada de Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Marianópolis, Monte Santo, Lagoa da Confusão, Nova Rosalândia, Pium e Pugmil.

Durante o evento realizado na noite dessa quinta-feira, 23, também ocorreu a eleição da mesa diretora para a próxima gestão e, com unanimidade, o prefeito Isaias Piagem foi reeleito presidente da agremiação. “Nossa formação de mesa diretória nunca teve chapa montada ou disputa eleitoral e isso faz com que o consórcio se mantenha fortalecido”, finalizou Isaías.

Estiveram  presentes no evento o prefeito de Cristalândia, Big Jow; a prefeita de Caseara, Ildislene Santana; a prefeita de Monte Santo, Nezita Martins; o prefeito de Barrolândia, Adriano Ribeiro; o prefeito de Divinópolis, Flavão Rodrigues; o prefeito de Dois Irmãos, Geciran Saraiva; o prefeito de Abreulândia, Manoel Moura; o prefeito de Nova Rosalândia, Enoque Portilho; o prefeito de Pugmil, Dircineu Bolina; além do anfitrião e prefeito de Marianópolis, Isaías Piagem. O evento ainda contou, também, com a presença do deputado estadual, Nilton Franco; e do deputado federal eleito, Ricardo Aires.

Publicidade    
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA