Municípios

Em Colinas-TO, prefeitura não atende e Agentes Comunitários e de Endemias (ACS e ACE) iniciam greve geral pela atualização salarial na tabela do PCCR

Publicado

em

Presidente do SINTRAS-TO Manoel Miranda, informa que a categoria não vai abrir mão dos seus direitos. “Eles só vão parar com a greve quando o prefeito Casarin atender o sindicato e a comissão de greve para solucionar a demanda definitivamente”,.

COLINAS-TO – Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agente de Combate a Endemias (ACE) em Colinas do Tocantins iniciaram greve geral na terça-feira (22). Cerca de 85 agentes aderiram ao movimento paredista em prol da atualização dos valores na tabela do Plano de Cargo Carreira e Remuneração.

De acordo com o presidente do SINTRAS-TO (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins), Manoel Pereira de Miranda, a categoria não vai abrir mão dos seus direitos “Eles só vão parar com a greve quando o prefeito Josemar Carlos Casarin atender o sindicato e a comissão de greve para solucionar a demanda definitivamente”, afirma acrescentando que “o piso é federal e não pode ser usado como complemento”.

Greve

O movimento paredista segue com os profissionais mobilizados frente as unidades de saúde, e também na praça 7 de setembro.

A greve por tempo indeterminado foi deliberada em Assembleia Geral, na terça-feira (15), no auditório da Câmara de vereadores da cidade.

Piso salarial

De acordo com a Emenda Constitucional nº 120, o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de endemias é fixado exatamente a dois salários mínimos.

O valor deve ser aplicado no início da tabela e deve ser atualizado anualmente para que as progressões sejam aplicadas sobre o valor do piso atual e cada servidor ter seu vencimento base calculado correspondente ao nível e letra da tabela financeira.

Impacto

Os Agentes Comunitários de Saúde e dos Agente de Combate a Endemias implica no funcionamento do Sistema Único de Saúde. Eles são canal de comunicação entre a comunidade e o SUS.

Segundo o diretor do Sintras da regional de Colinas, que é Agente de Combate a Endemias, Mikel de Sousa Silva, a importância do trabalho destes profissionais passa despercebido por muitos. “O trabalho dos agentes faz diferença para o SUS, a não realização traz transtornos a comunidade”, ressalta Silva.

São atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde passar de casa em casa para levar as informações sobre os atendimentos ofertados nas Unidades Básicas de Saúde como acompanhamento das vacinas, gestantes, hipertenso, diabéticos, acompanhamento do bolsa família, dar suporte as pessoas acamadas ou mobilidade reduzida. São canais de informação para os diversos eventos de saúde como setembro amarelo, outubro rosa, e outros.

Já os Agente de Combate a Endemias realizam ações junto a vigilância epidemiológica fazendo as orientações e cuidados sobre os focos de dengue, Zica e Chikungunha, informar e atuar nas campanhas de vacina antirrábica, captura de barbeiros e escorpiões, a importância em manter o ambiente sempre limpo e zelado bem como as consequências dos agravos de não seguir essas orientações. (Informações: Ascom)

Clique Para Comentar

TENDÊNCIA

Sair da versão mobile