Estado

Receita Federal abre as portas da instituição para os alunos da Escola Estadual Novo Horizonte

Publicado

em

Evento ocorreu na sede da instituição em Palmas que oferece uma visita guiada para que a sociedade conheça os seus setores, atribuições e responsabilidades

PALMAS-TO – Com o propósito de promover a educação fiscal e esclarecer o papel que a Receita Federal desenvolve na proteção da economia e na sociedade, o órgão realizou na sexta-feira, 3, uma visita à sede da instituição, com alunos da Escola Estadual Novo Horizonte, localizada na região sul de Palmas.

O evento é uma iniciativa do projeto “Conheça Nossa Aduana”, realizado também em comemoração ao dia “Dia Nacional de Combate ao Contrabando”, nesta sexta-feira,3.

A visita, que teve a presença de aproximadamente 40 alunos, foi conduzida pelo delegado, o auditor fiscal Ricardo Wagner Magalhães, e pelo chefe da repressão no Tocantins, o auditor fiscal Haroldo Dias. Na ocasião, os responsáveis apresentaram aos alunos as tecnologias utilizadas para combater o contrabando e descaminho, além de reiterar o destino dos tributos arrecadados pelo Leão.

Para o delegado é fundamental parcerias com as escolas e demais instituições educacionais. Dessa forma, assuntos voltados para a educação fiscal chegam de forma mais didática à sociedade. “Muitas pessoas não têm conhecimento do trabalho realizado pela Receita Federal. Acreditam que estamos aqui apenas para cobrar impostos e, na verdade, fazemos mais que isso. A melhor maneira de desmistificar as ideias que têm do órgão é abrirmos nossas portas para que a população possa ver de perto o nosso trabalho”, pontua.

A diretora da Escola Estadual Novo Horizonte, Joilma Abreu, acredita que o conhecimento precisa ser instigado para além dos muros da escola. Em sua opinião, parcerias neste formato são necessárias para alavancar a educação financeira e fiscal. “Para nós é um prazer ter essa oportunidade, nossos alunos saíram daqui hoje entendendo para onde vão os tributos arrecadados e como funciona o trabalho realizado pela alfândega da Receita Federal”, destaca.

O estudante João Marcos Alves Santos diz que a visita esclareceu a importância dos impostos sobre as mercadorias e não deixou dúvidas de que todos os tributos arrecadados são investidos na sociedade. “Estou saindo dessa visita tendo a certeza de que devemos pagar nossos impostos, pois isso trará retorno social para nossas vidas”, destacou o estudante.

A coordenadora estadual de Educação Fiscal do Tocantins, Andreia Feitosa, mostra seu entusiasmo em tornar permanente essa parceria com a Receita Federal. “Muito grata em realizar esse momento. Já estamos alinhando as próximas visitas. A ideia é que ocorra pelo menos um encontro como este em cada mês”, ressalta a coordenadora.

Projeto Conheça Nossa Aduana

A Receita Federal é o órgão público responsável por controlar a entrada e saída de veículos, mercadorias e bens. O projeto “Conheça Nossa Aduana” é uma ação de interação com a sociedade, onde a Receita Federal abre suas portas para receber visitantes de todas as idades. O objetivo é promover a educação fiscal e esclarecer o papel que o órgão tem prestado no País. (Assessoria de Imprensa da Receita Federal)

Clique Para Comentar

TENDÊNCIA

Sair da versão mobile