Conecte-se Conosco
   

Estado

Assembleia e Apae Palmas promovem ação especial no dia dedicado à Síndrome de Dow

Publicado

em

Alunos e professores foram recebidos pelo presidente da Casa, Amélio Cayres (Republicanos) entre outros deputados.

No dia dedicado à Síndrome de Dow, 21/03, alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmas fizeram uma visita guiada pela Escola do Legislativo à sede da Assembleia Legislativa do Estado.

Alunos e professores foram recebidos pelo presidente da Casa, Amélio Cayres (Republicanos), deputados Mosemar Marinho (PSB), Professor Júnior Geo (PSC), Gutierres Torquato (PDT), Luciano Oliveira (PSD), Gipão (PL),
Marcus Marcelo (PL) e o deputado por Rondônia Jean Mendonça (PL), diretores e servidores da Casa.

Ainda nesta terça-feira, 21, alunos do 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Santa Fé, também de Palmas, conheceram o prédio da Assembleia Legislativa e como funciona o sistema legislativo brasileiro, que envolve o Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmara Municipais.

A reunião com os representantes da Apae no auditório da Assembleia começou com a execução do hino da entidade, apresentação cultural das alunas Mary Hellen Sardinha e Clara Lopes, da unidade de Porto Nacional, seguida por pronunciamentos.

Ao fazer uso da palavra, a presidente da Apae/Palmas, Vilma Maria Gomes da Silva, e a superintendente da Federação das Apaes do Tocantins, Marciane Machado Silva, lembraram que o momento foi importante para a
união de esforços na defesa dos direitos e da inclusão das pessoas com Síndrome de Dow.

“O Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Dow é uma oportunidade importante para lembrarmos que as pessoas com Síndrome de Dow são membros valiosas de nossa sociedade e devem ser tratadas com respeito,
igualdade e dignidade. É uma oportunidade para celebrar suas conquistas e reconhecer suas contribuições para nossa comunidade”, disse.

“Nessa Casa vocês terão o apoio e acolhimento de nossos parlamentares. Queremos garantir a vocês a aprovação de leis (de apoio às pessoas com deficiência no Estado), pois esse é o nosso papel”, afirmou o presidente da Aleto, Amélio Cayres.

O presidente anunciou, e deixou a cargo das lideranças da Apae/Palmas a indicação, para a contratação de uma ou duas pessoas para atuar na recepção ao público na Assembleia Legislativa. “Não será bom só para quem for contratado(a) e para a Apae, mas tenho certeza de que vai ser bom para todos nós. Porque, ao chegar para trabalhar e encontrar o sorriso sincero e o carinho de um portador de Síndrome de Dow, tenho certeza de que isso vai fazer o nosso dia bem mais feliz”, disse Amélio.

Após os pronunciamentos e as apresentações artísticas pelos alunos da Apae, as crianças e adolescentes conheceram o Plenário, Plenarinho, Galeria do Plenário, Memorial da Assembleia e Sala de Reuniões da Presidência.

Projeto Visita Guiada

O Projeto Visita Guiada da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins é um projeto de cunho educativo, voltado para a Educação Política do cidadão/cidadã, por meio de visitas aos locais no interior da Assembleia que simbolizam a política estadual, com informações aos estudantes sobre o processo de elaboração das leis e da função político-social do Poder Legislativo. Neste sentido, busca estimular a participação da sociedade no sistema político estadual, pois esse processo começa pela eleição de seu representante, em seguida pelo acompanhamento de seu trabalho nas
casas legislativas e, caso tenha interesse, o cidadão/cidadã pode sugerir propostas de leis que atendam às necessidades da população.  (Luiz Pires)

Publicidade    
Clique Para Comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma Resposta

TENDÊNCIA