Conecte-se Conosco
 

 

Esportes

Três equipes do SESI Tocantins participam do Festival Nacional de Robótica em Brasília

Publicado

em

Pela primeira vez o SESI competirá em três categorias: FLL (FIRST Lego League), a FTC (FIRST Tech Challenge) e F1 in Schools (F1).

De 28 de fevereiro a 02 de março ocorre o Festival SESI de Educação 2024 em Brasília. Durante a programação, que serão realizadas no Pavilhão do Parque da Cidade, acontecem as disputas do 6º Torneio de Robótica.

O Festival SESI de Robótica é disputado em quatro categorias com faixa etária e tarefas diferentes: a FIRST Lego League (FLL), a FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competitione (FRC) e a F1 in Schools (F1).

O grande tema desta temporada é FIRST IN SHOW que exigirá dos estudantes não só conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática – o chamado STEAM – como também muita criatividade para explorar o mundo das artes.

Pela primeira vez o Tocantins competirá em três categorias. Nesta edição, o estado é representando por estudantes das Escolas SESI de Araguaína (equipes Tucuna FLL e Tucuna F1) e de Gurupi (Equipe Ararauna FTC) que desembarcaram na capital federal.

Categoria F1 in Schools

A equipe Tucuna F1 participa pela 5ª vez do Festival e, este ano, foi renovada sendo composta por três integrantes novos e 1 veterano.  Em 2023, a equipe foi vencedora na categoria Corrida Mata-Mata e no Prêmio Escrutínio FIA (design do carro).

O F1 in Schools é voltado a estudantes de 9 a 19 anos de idade e faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1. Os competidores precisam construir uma escuderia da modalidade automotiva tendo que lidar com todos os desafios relacionados a construção de um protótipo. Neste contexto competitivo, as equipes precisam pensar, por exemplo, no marketing, em patrocínio, no plano de negócios e nas estratégias em mídias sociais.

Conheça a equipe Tucuna:

Componentes: Ana Clara dos Santos Balbi, João Pedro Ferreira de Menezes, Diógenis Resplandes de Oliveira Santos e Isabel Aschidamini Corado Andrade.  Os competidores são orientados pelo técnico Elver Pereira Santana das Chagas.

Categoria FIRST LEGO League (FLL)

A Tucuna FLL, que é composta por seis estudantes do ensino fundamental da Escola SESI de Araguaína, vai participar da competição pelo segundo ano e foi classificada para o Nacional no torneio Regional que ocorreu em Juazeiro do Norte em dezembro de 2023.

Na etapa nacional da FLL os competidores disputam com as 100 equipes vencedoras das etapas regionais. Os estudantes explorarão a temática das artes e desenvolverão soluções inovadoras, além de programar um robô de LEGO para competir em diversas missões.

Conheça a equipe Tucuna FLL

Composta por Lucca Ferreira Sandes, Ana Clara Pereira Arcanjo, Ricardo Silva Luz, Valentina Vasconcelos Rosado, Lyss Esther Rodrigues de Oliveira e Ian Itair Soares os competidores são orientados pelo técnico Wlliobson Pereira.


Categoria FIRST Tech Challenge (FTC)

A equipe Ararauna, de Gurupi, participa pela primeira vez do Festival e competirá com 59 equipes de todo o país, disputando uma das três vagas para o mundial de Houston 2024. Nesta temporada, CENTERSTAGE, as equipes trabalharão construindo robôs a partir de kits padronizados de um jeito inovador e divertido.

Esta é, também, a primeira vez que o SESI Tocantins participa de competição na modalidade FTC.

Conheça a equipe Ararauna

Composta por Pedro Henrique de Moura Silva, Pedro Lucas Coelho dos Santos, Vitor Hugo Barragan de Souza, Guilherme Lopes Ribeiro, Pedro Henrique Ribeiro Dutra e Melissa Thomaz de Azevedo os competidores são orientados pelo técnico Davi Texeira Reis.

Seminário Internacional SESI de Educação

O Festival SESI de Educação 2024 contará também com o Seminário Internacional SESI de Educação que tem como foco central a discussão de um aspecto fundamental para a sociedade: o direito de aprender!

Promovido pelo SESI Departamento Nacional com o apoio do Movimento Pela Base, o seminário busca estimular a troca de ideias, experiências e identificação de práticas educacionais inovadoras, bem como criar redes de colaboração, de disseminação de conhecimento e de fortalecimento do sistema educacional brasileiro.

Publicidade    
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA