Conecte-se Conosco
 

 

Brasil

Associações de artesãos do TO estão entre as vencedoras do Prêmio ‘Sebrae Top 100 Artesanatos’

Publicado

em

Premiação está prevista para ocorrer entre os dias 17 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro

Em uma competição que contou com inscrição de mais de 1,2 mil artesãos de todo o País, representantes de unidades produtivas de Ponte Alta do Tocantins e Dianópolis estão entre os vencedores ao integrar a lista da 5ª edição do Prêmio Sebrae Top 100 Artesanatos.

Além de receberem destaque nacional por estarem entre as 100 unidades de artesanato mais produtivas do Brasil, os ganhadores do prêmio passam a ter o direito de usar o selo “Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato – 5ª Edição” por três anos. A premiação também inclui a inserção dos artesanatos em um catálogo comercial e vídeos sobre as melhores práticas, divulgados no site do Sebrae.

Maria do Carmo Pereira, representante da Associação dos Artesãos do Capim Dourado Pontealtense na competição, destaca a alegria em estar na lista depois de tantos desafios enfrentados e solucionados que incentivaram os artesãos na busca contínua pela inovação, transformação e reinvenção das tradições de antepassados, transformando vidas e fomentando o empreendedorismo nas cidades.

“Isso trouxe um novo ânimo às associadas e artesãos que fazem com suas mãos, obras que embelezam e enfeitam ambientes e corpos. É a prova de que juntas somos mais. Mais conhecimento, mais interações, partilhas, aprendizado e saberes que, com certeza, serão transmitidos para as gerações futuras”, frisa.

De acordo com a artesã e presidente da Fundação Associação Dianopolina de Artesãos, Eliene Bispo, estar entre as 100 unidades destaque é um momento de validação. “Foi uma honra ser escolhida entre tantos artesãos capacitados, foi uma surpresa, fiquei muito feliz e significa que todo o trabalho que fiz até hoje valeu a pena. O Sebrae, como sempre, esteve nos apoiando. Só tenho a agradecer a toda a equipe de Dianópolis e Palmas”, conta Eliene.

Segundo a analista técnica do Sebrae, Celina Soares, a premiação possibilita a verificação de resultado das ações voltadas aos artesãos de todo Brasil, além de reconhecer todas as unidades de produção artesanal que avançaram na profissionalização do seu negócio. “É com imensa alegria que contamos com duas Associações do Tocantins na lista. Elas, que apresentam produtos inovadores de alta qualidade com design diferenciado no Capim Dourado e demonstraram que podem competir com o mercado nacional e internacional”, finaliza.

Sobre o Prêmio

Promovido pelo Sebrae Nacional e Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), é a mais importante ação que tem por objetivo identificar e premiar as unidades produtoras de artesanato mais competitivas do Brasil. As unidades serão avaliadas por júris especializados, que utilizam oito critérios de avaliação: qualidade técnica; qualidade estética; qualidade simbólica; qualidade da inovação; condições de trabalho/ organização da produção; compromisso socioambiental; experiência comercial e, por fim, estratégias de adaptação.  (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Publicidade    
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA