Policial

Delegado da Polícia Civil do Tocantins Rafael Fortes Falcão conclui (COESP) Curso de Operações Especiais e se torna o 2º delegado do Brasil a conseguir a formação

Publicado

em

Delegado Rafael Falcão, ao centro, novo caveira do sol

PALMAS-TO – O delegado de carreira da Polícia Civil do Tocantins, Rafael Fortes Falcão, está entre os formandos do 3º Curso de Operações Especiais (COESP), cuja solenidade de formatura ocorreu nesta segunda-feira, 2, nas dependências do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas.

Titular da 8ª Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado (DEIC – Gurupi), o delegado Rafael Falcão recebeu seu certificado como um dos 15 concluintes do curso e agora está plenamente qualificado para enfrentar situações críticas e de alta complexidade que envolvem a atuação dessa seleta turma de “Caveiras”, que agora passam a atuar em todas as regiões do Estado.

Formandos passaram por várias unidades de elite de outros estados brasileiros

A solenidade

Contando com a participação de autoridades civis e militares, além de familiares dos formandos, o evento que entregou os certificados aos novos caveiras do sol, teve início com a entrada dos 15 policiais, os quais simularam situações reais de combate e enfrentamento ao novo cangaço, negociações envolvendo reféns e ainda, a simulação de um objeto não identificado, mas tido como um artefato explosivo.

Durante as ações simuladas, os novos caveiras puderam demonstrar, não somente às autoridades, mas também ao público em geral, toda a expertise e  as técnicas assimiladas em quase cinco meses de treinamento intenso, envolvendo aulas teóricas e práticas, as quais os novos formandos foram submetidos.

“Este é um momento de grande felicidade e alegria, pois esses novos policiais que aqui se formam hoje, passaram pelos treinamentos mais rigorosos e com altíssimo grau de exigência, o que os capacitam plenamente para garantir ainda mais segurança a toda a sociedade. E não somente do Tocantins, mas dos estados irmãos, que também mandaram representantes e agora também contam com policiais de elite e altamente especializados”, frisou.

Delegado Rafael Falcão, em momento do 3º COESP

Presente ao evento, o secretário-executivo da Segurança Pública do Tocantins, delegado Reginaldo de Menezes Brito, parabenizou a todos os formandos, em especial, o delegado Rafael Falcão, destacando o empenho e o comprometimento do policial civil em todas as fases do 3º COESP.

“É com muita alegria e satisfação que celebro a conquista do delegado Rafael Falcão que, com muita garra, vontade e determinação, não mediu esforços a fim de conseguir o tão almejado certificado como novo caveira do sol. Sem dúvidas, todo o conhecimento e expertise adquirido pelo delegado Falcão, durante o curso serão amplamente utilizados no enfrentamento a crimes complexos durante as atuações na Polícia Civil no Sul do Estado e onde mais seus serviços e habilidades forem necessários”, pontuou o secretário-executivo.

O delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira, elogiou a dedicação e também celebrou a formatura do delegado Rafael Falcão. “Como chefe da Polícia Civil do Tocantins fico muito orgulhoso e contente pelo fato de o delegado Rafael Falcão obter seu brevê de caveira do sol, pois sei que esse grande êxito exigiu uma dose grande de sacrifício, renúncias e grande tenacidade para que ele pudesse completar a missão e alcançar o objetivo”, disse.

Delegado Rafael Falcão, com sua esposa, também delegada, Thuanny Rubia e membros da PC TO

Qualificação faz a diferença

Titular da 7ª Delegacia Regional de Gurupi, o delegado Joadelson Rodrigues Albuquerque também se fez presente na formatura e enalteceu a conquista, parabenizando o delegado Rafael Falcão pelo grande feito. “Sem dúvida, essa formatura como o mais novo caveira do sol, é razão para muita comemoração não só pela equipe da 8ª DEIC, onde o delegado Falcão atua e é titular, mas toda a 7ª DRPC e a Polícia Civil do Tocantins. O COESP é um curso conhecido pelo alto grau de exigência e que seleciona os melhores dos melhores. Portanto, parabenizo o delegado Falcão que demonstrou muita fibra e garra para concluir o curso que será de grande valia para toda a PC-TO no enfrentamento ao crime organizado e em situações que exijam conhecimento altamente especializado”, frisou.

Muito emocionado, o delegado Rafael Fortes Falcão, agradeceu o apoio de toda sua família, que estava presente no evento, bem como o suporte e incentivo dos colegas policiais civis e da direção da instituição para que pudesse ser capaz de alcançar o final do curso e conquistar o tão sonhado brevê de caveira do sol.

“Receber esse certificado e esse brevê aqui hoje, nesta solenidade, representa muito para mim. É a realização de um sonho que comecei a cultivar ainda lá atrás, no sentido de me capacitar ainda mais, para que pudesse desenvolver um trabalho policial mais qualificado. Portanto, gostaria de agradecer a minha família, aos meus amigos, colegas e demais  pessoas envolvidas nesta grande conquista que hoje celebro e dedico a todos que me ajudaram nessa caminhada”, frisou.

Vale lembrar que Rafael Fortes Falcão é apenas o segundo delegado de Polícia de todo o Brasil a conseguir se formar “Caveira”, em um curso como o COESP, que é altamente concorrido. O policial civil tocantinense também é o único do país que se formou em um Curso de Ações Táticas Especiais (CATE) e, agora, no Curso de Operações Especiais (COESP).

O Curso

O III COESP foi composto por 1400 horas de carga horária, divididas em 25 disciplinas teóricas e práticas, que envolveram dentre outras, sobrevivência policial, tiro de combate, combate corpo a corpo, operações rurais para enfrentamento de organizações criminosas, contraterror e contrabombas, além de outras. No decorrer do curso, os formandos passaram pelos Comandos Anfíbios da Marinha do Brasil, BOPE do Rio de Janeiro, BOPE do Espírito Santo, BOPE de Minas Gerais, BOPE do Distrito Federal, BOPE de Goiás, além da Força Nacional.

O curso teve início com 48 alunos provenientes de diferentes unidades da federação, e ao final dos 15 formandos, cinco são da Polícia Militar do Tocantins, dois da PM-GO, dois a PM-MS, dois a PM-MA, um da PM-AP, um da Polícia Penal do Tocantins, um da Polícia Civil do Tocantins e um pertencente a Polícia Rodoviária Federal.

TENDÊNCIA

Sair da versão mobile