GURUPI-TO – Na noite do dia 25, ocorreu a abertura oficial do UniSaberes 2025 – Semana Integrada de Pesquisa, Extensão e Empreendedorismo (SICPE²), da Universidade de Gurupi – UnirG. O evento foi realizado no campus Jacinto Nunes e segue até sexta-feira, 28, reunindo atividades acadêmicas, culturais, científicas e tecnológicas.

Estiveram presentes o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, PhD Walmirton D’Alessandro; vice-reitor, Me. Paulo Henrique Mattos; pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Ma. Kattia Ferreira; secretária de Cultura e Turismo de Gurupi, Liliane Pagliarini; chefe de gabinete da Fundação UnirG, Tatiane Coelho; gerente do Sebrae, Paula Alencar; representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins – Fapt, Ma. Eliana Zellmer; e, representando a Câmara Municipal, o vereador Walter Coelho.
Segundo o pró-reitor, Walmirton D’Alessandro, o UniSaberes foi concebido como uma rede de conexões entre professores, alunos, técnicos administrativos e empreendedores. “A abertura do Seminário de Iniciação Científica, com a apresentação de pesquisas de bolsistas, e o foco no empreendedorismo, com premiações em parceria com a Fapt e uma mostra de projetos que oferece recursos financeiros aos estudantes.

Ele também ressaltou a realização do Ideathon, iniciativa que estimula a transformação de ideias em projetos financiados, além do Cup Game, torneio de videogame que reúne jovens para interação e troca de experiências.
“O UniSaberes conecta diferentes atores da comunidade acadêmica e fortalece a pesquisa e o empreendedorismo na Universidade”.
O pró-reitor antecipou ainda palestras internacionais sobre internacionalização e um reconhecimento aos servidores, evidenciando o papel das pessoas no desenvolvimento da Universidade também integra a programação do evento.

Parceiros
Parcerias com Fapt e Sebrae impulsionam iniciativas e premiam propostas de pesquisa e empreendedorismo.
A assessora técnica de projetos de inovação da Fapt, Eliana Zellmer, que representou o presidente da Fundação, Elves Quirino, enfatizou o protagonismo da UnirG para o desenvolvimento do Estado. Ela ressaltou o empenho do Governo do Tocantins, por meio da Fapt, em apoiar o evento e premiar pesquisadores, reforçando o papel de Gurupi no ecossistema científico e inovador do Tocantins. “A UnirG é pioneira na promoção da ciência e inovação no Tocantins, e a Fapt tem orgulho em apoiar essa iniciativa”.

A gerente do Sebrae, Paula Alencar, destacou o orgulho em acompanhar a atuação da Instituição e a importância da parceria com a Universidade na promoção do empreendedorismo e da inovação. “O evento fortalece o diálogo entre universidade e sociedade e contribui para o desenvolvimento da cidade e do Estado”.
Arte e Música
Na ocasião, a Casa de Cultura Maestro Othonio Benvenuto apresentou a Orquestra de Cordas. Também foi exibida a mostra “UnirG – Pinceladas do Tempo”, com 15 telas do professor Henrique Viegas, que retratam os cursos da Universidade e a obra de Jacinto Nunes, ex-prefeito de Gurupi e fundador da Instituição.
A chefe de gabinete, Tatiane Coelho, destacou a integração entre os saberes e a realização paralela da Semana Cultural na Casa de Cultura, destacando a relevância das ações da UnirG para Gurupi e região. “A união entre ensino, pesquisa e extensão demonstra a grandiosidade da UnirG para toda a região”.

Palestra
Encerrando a noite, o profissional de Marketing e especialista em Neurociência e Gestão de Empresas, Vitor Hugo, ministrou uma palestra sobre comunicação e oratória.
Ele compartilhou sua trajetória profissional e ressaltou a importância da inteligência emocional e das habilidades comunicacionais na vida pessoal e profissional. Abordou também os impactos da tecnologia e das redes sociais na forma como as pessoas se comunicam e definem seus objetivos.
“A comunicação eficiente e a inteligência emocional são fundamentais no mundo atual, marcado pela tecnologia e pelo excesso de informação”.
UniSaberes 2025

A programação do UniSaberes 2025 conta com palestras, apresentações de pesquisa, mostras artísticas, competições acadêmicas e ações de empreendedorismo e inovação, voltadas para estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade em geral.
O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Fapt, além do Sebrae/TO.
A programação segue durante todo o dia de hoje 26, com atividades como: o Coffee Research online, o Encontro de Integração dos Bolsistas AfirmaSUS, a palestra “Do Sonho ao Negócio: Desafios do Empreendedorismo” e a Mostra de Projetos e Dança.







