Governador Wanderlei Barbosa participa, em Palmas, do desfile cívico que celebra os 202 anos da Independência do Brasil

3 Leitura mínima

O Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ocorreu neste sábado, 7, em Palmas, na ala sul da Praça dos Girassóis. Com a presença do governador Wanderlei Barbosa, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, da senadora professora Dorinha Seabra, além de secretários e presidentes de autarquias e demais autoridades do Tocantins, a celebração do Dia da Independência do Brasil contou com o desfile de 3 mil pessoas, entre estudantes, grupos sociais, militares e civis.

“Com grande alegria, realizamos este desfile de 7 de Setembro, uma ação cívica de grande importância para o povo tocantinense e para todo o Brasil. A participação das escolas, das Forças Armadas e de todos os envolvidos reflete o respeito que temos pelos símbolos cívicos e patrióticos do país. É nosso dever manter viva essa chama histórica, a chama da independência do povo brasileiro”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que o desfile é o momento que remota a um fato histórico para o País, por isso, precisa sempre ser celebrado. “As escolas estaduais, junto com os municípios, estão comemorando o dia 7 de setembro. Nós trabalhamos os princípios da independência dentro dos ambientes escolares e no desfile podemos externar isso, esses valores que foram conquistados. Hoje nós temos mais de mil estudantes desfilando na Capital, as escolas participando deste momento importante para a nação, contando com a parceria das  forças de segurança do Estado”, destacou o secretário.

O evento contou com a participação da Polícia Militar do Tocantins (PM), do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública (SSP), Polícia Penal, Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran), Marinha, Exército e Guarda Metropolitana de Palmas, que desfilaram com equipamentos, instrumentos e veículos modernos de atuação.

Desfile

Dos 3 mil participantes do desfile cívico-militar, mais de mil eram estudantes de unidades escolares da rede estadual e municipal; além de representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Ordem Demolay, Ordem Arco-Íris, e os Desbravadores da Igreja Adventista. “Acho muito importante que todos participem, porque enfatiza essa independência do nosso País e também o amor pela pátria, o compromisso, e isso nos envolve”, ressaltou a tenente Cristina Bezerra, sub-diretora do Colégio Cívico Militar Maria dos Reis Alves Barros.

Este ano, o desfile contou com a apresentação de subtemas em alusão a outros continentes. “A importância do desfile é pela história do 7 de setembro, pelo que a data significa e, também, porque estou podendo representar o meu colégio, a Escola Maria dos Reis Alves Barros”, destacou Davi Camilo, aluno da escola localizada no Jardim Taquari, em Palmas.

MARCADO:
Compartilhe este artigo