O programa Brasil Mais Produtivo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) , foi apresentado a empresários da indústria nessa sexta-feira, 23. O evento ocorreu no auditório do stand do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), durante o Palmas Summit, no Centro de Convenções Arnould Rodrigues, em Palmas.
O roadshow é uma iniciativa itinerante que visa mostrar aos empresários as vantagens de aderir ao programa, que oferece soluções, capacitações e consultorias gratuitas, focadas no aumento da produtividade. A programação do evento incluiu a apresentação de cases de sucesso, espaço para perguntas e o cadastro de empresas interessadas em participar do Brasil Mais Produtivo. O programa integra as diretrizes estratégicas estabelecidas para a Nova Indústria Brasil, lançada pelo Governo Federal em janeiro.
Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI, destacou a importância do programa para a indústria brasileira: “Estamos vivendo uma grande oportunidade para a indústria brasileira. O governo federal, por meio do Ministério de Indústria e Comércio, investiu na industrialização. O Brasil Mais Produtivo é uma união de boas práticas, que, ao serem aplicadas, geram um impacto significativo na produtividade das micro, pequenas e médias empresas. Estamos falando de um aumento médio de produtividade de até 45%.”
A diretora regional do SENAI Tocantins, Márcia Rodrigues de Paula, ressaltou a importância do evento para a indústria local e agradeceu pelo apoio recebido: “Estamos muito felizes por poder apresentar este grande programa de impulsionamento da nossa indústria aqui no Palmas Summit. Este evento é uma oportunidade para mostrar aos empresários o grande benefício que é o Brasil Mais Produtivo, alinhado com a nova indústria Brasil. A indústria não transforma apenas matéria-prima, ela transforma a localidade e as pessoas. Precisamos apoiar e investir para que o Tocantins possa gerar riqueza para nossa população e nosso estado.”
Rogério Ramos, diretor técnico do Sebrae Tocantins, também destacou a relevância do programa para o desenvolvimento da indústria no Tocantins: “Somos grandes produtores de agronegócio e mineração, mas ainda temos um desafio: a consolidação da indústria no estado. Programas como o Brasil Mais Produtivo são fundamentais para dar esse passo à frente, com o apoio e expertise do Sebrae e de parceiros estratégicos.”
O evento também contou com a participação da empresária Fernanda Daltan, que compartilhou sua experiência com o Brasil Mais Produtivo na indústria de pizzas congeladas. “Estamos há um ano no mercado e já conseguimos vender para São Paulo, a terra da pizza. Nosso produto é inovador, sendo a primeira marca de pizza feita na air fryer, que oferece uma experiência diferente em apenas cinco minutos. Estamos muito felizes com os resultados que alcançamos até agora”, disse a empresária.
Como participar
Coordenado pelo MDIC, o programa Brasil Mais Produtivo também conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Essas instituições se juntam à ABDI, ao SENAI e ao Sebrae, sendo estes dois últimos os responsáveis pela execução.