Notícias

Conselho Estadual de Saúde do Tocantins empossa nova Mesa Diretora; Representante dos trabalhadores Raimundo Morais assume presidência (2024/2027)

Publicado

em

Participaram da solenidade o secretário Carlos Felinto, presidente do SINTRAS-TO Manoel Miranda entre outros representantes sindicais.

PALMAS-TO – Nesta quinta-feira, 07, o Conselho Estadual de Saúde (CES) do Tocantins empossou os novos membros da sua Mesa Diretora para o período 2024-2027 durante a 310ª Reunião Ordinária.

O servidor público estadual, Raimundo de Sousa Morais, assumiu oficialmente a presidência do CES. Morais representa o segmento trabalhador no conselho e indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Tocantins (SINTRAS-TO), onde ocupa a vice-presidência da entidade.

Durante a cerimônia, Morais expressou sua satisfação com o novo cargo. “É uma satisfação muito grande estar conselheiro nesta instituição, representando o segmento trabalhador. Aqui tive tempo de muito aprendizado e orgulho de integrar este colegiado em um processo de participação social. Estou encorajado para presidir este conselho pelo triênio 2024-2027, juntamente com essa mesa diretora tão representativa”, declarou.

Morais destacou a importância do fortalecimento dos conselhos municipais de saúde e da maior interação entre esses e o CES. Para ele, o papel do conselho deve ser o de um órgão atuante e inclusivo. “Espero que todos que fazem parte do conselho tenham voz e vez. Nossa gestão será coletiva, com ideias que podem até divergir, mas que sempre busquem o interesse comum de todos os usuários do SUS”, ressaltou.

A nova mesa diretora fica à frente do colegiado de 08 de novembro de 2024 a 07 de novembro de 2027 – Foto: Ananda Santos – Governo do Tocantins

Entre as prioridades e reforçando seu compromisso com uma gestão pautada pela responsabilidade e alinhada aos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), Morais anunciou a realização de conferências de saúde do trabalhador e da trabalhadora, as etapas municipais, regionais e macroregionais e participação na Conferência nacional.

Conforme a expectativa de Morais para sua gestão é que o CES seja um conselho forte e atuante na formulação e deliberação de propostas sobre as políticas de saúde, mantendo relações estreitas com a SES, Ministério Público, Defensoria Pública e outros órgãos de controle, seguindo as leis do SUS.

Para o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, o Conselho tem que ser presidido por um representante da classe trabalhadora. “Nossa indicação foi para garantirmos uma gestão compromissada com os anseios do trabalhador. Desejamos uma gestão de qualidade e com participação social a nova diretoria”.

Conselho Estadual de Saúde

O CES do Tocantins é um órgão de caráter permanente e deliberativo, que reúne representantes do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários do SUS. Sua função principal é discutir, acompanhar, deliberar, avaliar e fiscalizar a implementação da Política de Saúde, além de aprovar o Plano Estadual de Saúde.

Biografia

Raimundo de Sousa Morais é servidor Público do Tocantins, aposentado com formação em Gestão Pública. Sua trajetória no CES é marcada por compromisso. Ele já atuou como membro e coordenador da Comissão Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), além de integrar a comissão de Atenção à Saúde e o Comitê Estadual de Saúde.

Atualmente é vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Tocantins (SINTRAS-TO).

Integrantes da nova mesa diretora da CES
Presidente: Raimundo de Sousa Morais;
Vice-presidente: Mário Benício dos Santos;
1º secretário: Wilson da Rocha Silva;
2º secretário: Rosy Franca S. de Oliveira;
secretário suplente: Wilson Belizário Santana;
1º tesoureiro: Giancarlo de M. Quagliarello;
2º tesoureiro: Gisley Alves Rocha Paiva
Tesoureiro suplente: Jonas José Corrêa.

TENDÊNCIA

Sair da versão mobile