Municípios

Medh-TO realiza nesta terça, 19, debate sobre Impactos Ambientais na Bacia do Rio Formoso com a participação do Diretor de Proteção aos Indígenas da Sepot, Célio Kanela

Publicado

em

O debate acontece nesta terça, 19, às 19h30, no Youtube da entidade visando ampliar a conscientização e o engajamento da sociedade em torno dos desafios socioambientais.

O Movimento Estadual de Direitos Humanos e Ambientais (MedhTO) dá continuidade à promoção de debates sobre questões ambientais e sociais com o 4º módulo do curso Direitos Ambientais e Mudanças Climáticas.

O debate aconteceu na terça, 19, às 19h30, no youtube/medhtocantins com a temática “Impactos Ambientais na Bacia do Rio Formoso”. Para participar acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=EfDkozoChW0 .

A iniciativa do Medhto visa ampliar a conscientização e o engajamento da sociedade em torno dos desafios socioambientais, buscando contribuir para a construção de soluções que promovam a justiça climática e a proteção dos direitos humanos.

Confirmaram presença no debate o Diretor de Proteção aos Indígenas da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Célio Kanela, e também o secretário executivo da Iniciativa de Monitoramento em Direitos Humanos no Brasil, com vínculo no INESC/DF, o mestre em filosofia, Enéias da Rosa.

Para a Coordenadora do Medhto, Maria Vani, através do curso, a entidade busca não apenas disseminar conhecimento, mas também mobilizar a sociedade para a atuação em políticas públicas eficazes e ações de conscientização e preservação ambiental.

“O nosso foco é proporcionar, através dos encontros, discussões aprofundadas sobre as interconexões entre os impactos ambientais e a marginalização de populações vulneráveis, além de destacar a necessidade urgente de políticas públicas que integrem a preservação do meio ambiente com a defesa dos direitos humanos”, destaca maria Vani.

Ela ressalta sobre a problemática da bacia do rio Formoso. “O que estamos observando é uma combinação de fatores que intensificam a vulnerabilidade da Bacia do Rio Formoso, colocando em risco não apenas o meio ambiente, mas também as comunidades que dependem diretamente dos recursos naturais da região para sua sobrevivência”, disse Maria Vani.

Curso

O Medhto realizou outros três módulos do curso Direitos Ambientais e Mudanças Climáticas com a temática “Direitos Humanos e Mudanças Climáticas”; no segundo módulo “Racismo Ambiental” e o terceiro módulo debateu Questões Ambientais em Palmas.

TENDÊNCIA

Sair da versão mobile