“Siqueira Campos mudou o destino do nosso povo e a paisagem do nosso Estado”, afirma Laurez Moreira em homenagem aos 97 anos do ex-governador

5 Leitura mínima

Neste 1º de agosto, o Tocantins celebrou a memória de seu primeiro governador, José Wilson Siqueira Campos, que completaria 97 anos. Líder visionário e incansável na luta pela criação do Estado e de sua capital, Palmas, Siqueira foi homenageado com uma cerimônia especial organizada pela Associação Amigos do Palacinho, realizada no Museu Palacinho, primeira sede do Poder Executivo tocantinense.

A manhã foi marcada por emoção, reconhecimento e história. Personalidades políticas, familiares, amigos e admiradores se reuniram para prestar tributo ao homem que liderou a construção do Tocantins com trabalho, coragem e espírito público.

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, amigo pessoal de Siqueira e um dos principais defensores da preservação de seu legado, fez questão de participar da homenagem. Em sua fala, destacou com emoção o papel transformador do ex-governador. “É com grande alegria que falamos de Siqueira, um homem que abraçou uma causa de grande importância, definida em sua trajetória. Ele dedicou sua vida a essa causa, e todos nós nos orgulhamos disso.”

Laurez pontuou que a política tem sentido quando muda a vida das pessoas e que Siqueira fez isso de forma notável. “O que mais me encanta na política é a capacidade de transformar o destino das pessoas, e Siqueira o fez de forma notável. Ele impactou positivamente a vida de muitos. Mudou o destino de um povo e a paisagem de um estado.”

O vice-governador também relembrou o compromisso social de Siqueira com o pequeno produtor rural e com o desenvolvimento do Tocantins como um todo. “Siqueira se preocupava com a ciência e a tecnologia, mas sem esquecer do pequeno produtor, da agricultura familiar, das associações. Ele tinha uma visão ampla de Estado, e essa era sua principal causa.”

E completou, ao destacar a importância de manter viva sua memória. “É justo parabenizar todos que colaboram para manter viva a memória de Siqueira Campos, pois a natureza raramente produz homens como ele. Assim como Juscelino transformou o Brasil com Brasília, Siqueira transformou o Tocantins. Um político que nunca se preocupou com bens pessoais, e sim com o bem do Estado.”

Projeto de memorial para o centenário de Siqueira Campos
Durante o evento, o conselheiro Wagner Praxedes, membro fundador da Associação Amigos do Palacinho, anunciou que está sendo elaborado um projeto para um memorial em homenagem a Siqueira Campos, com previsão de inauguração em 2028, no centenário de nascimento do ex-governador. “Será uma homenagem do povo do Tocantins. Um memorial idealizado e financiado pela população. Não será obra do governo estadual, municipal ou federal. É o povo oferecendo esse presente a quem dedicou a vida ao Estado.”

O conselheiro Wagner também reforçou que o dia 1º de agosto está consolidado como uma data permanente no calendário do Museu Palacinho, reservada às homenagens a Siqueira.

O prefeito de Palmas e filho de Siqueira, Eduardo Siqueira Campos, emocionou os presentes ao relembrar a trajetória do pai e os ensinamentos deixados. “Nada na vida de meu pai foi obra do acaso. Sua precisão e seu cuidado com a história e com seus atos eram notáveis. Palmas nasceu em sete meses. Ele construiu um estado e uma capital em tempo recorde, com coragem e decisão.”

Celebração
A cerimônia teve início com uma missa celebrada pelo frei Felisberto, que conviveu com Siqueira Campos e lembrou com carinho do ex-governador. “Sou do tempo dele. Estou feliz por ter sido convidado a celebrar esta missa em sua memória.”

Também fez parte da homenagem, a apresentação audiovisual da trajetória de Siqueira Campos. Os artistas Relmivam Milhomem e Dorivã, cantaram o Hino do Tocantins e o Hino de Palmas. E a poeta Cristiane Bezerra Benevides também prestou homenagem declamando versos em memória do líder tocantinense.

Diversas autoridades políticas e lideranças estiveram presentes, entre elas o primeiro vice-governador do Tocantins, Darci Martins Coelho; a primeira-dama de Palmas, Pollyanna Siqueira; o deputado federal, Vicentinho Júnior; os deputados estaduais, Vanda Monteiro e Jair Farias; as vereadoras de Palmas, Iolanda Castro e Karina Café; o presidente do TCE-TO, conselheiro Alberto Sevilha, e os conselheiros Napoleão Sobrinho, Severiano Costandrade e Manoel Pires; a prefeita de Miracema, Márcia Alves; os secretários de Palmas, Vicentinho Alves e Ronaldo Dimas; o secretário de Estado, Tião Pinheiro; e o ex-prefeito, Otoniel Andrade.

MARCADO:
Compartilhe este artigo