Estado
Receita Federal abre as portas da instituição para os alunos da Escola Estadual Novo Horizonte
PALMAS-TO – Com o propósito de promover a educação fiscal e esclarecer o papel que a Receita Federal desenvolve na proteção da economia e na sociedade, o órgão realizou na sexta-feira, 3, uma visita à sede da instituição, com alunos da Escola Estadual Novo Horizonte, localizada na região sul de Palmas.
O evento é uma iniciativa do projeto “Conheça Nossa Aduana”, realizado também em comemoração ao dia “Dia Nacional de Combate ao Contrabando”, nesta sexta-feira,3.
A visita, que teve a presença de aproximadamente 40 alunos, foi conduzida pelo delegado, o auditor fiscal Ricardo Wagner Magalhães, e pelo chefe da repressão no Tocantins, o auditor fiscal Haroldo Dias. Na ocasião, os responsáveis apresentaram aos alunos as tecnologias utilizadas para combater o contrabando e descaminho, além de reiterar o destino dos tributos arrecadados pelo Leão.
Para o delegado é fundamental parcerias com as escolas e demais instituições educacionais. Dessa forma, assuntos voltados para a educação fiscal chegam de forma mais didática à sociedade. “Muitas pessoas não têm conhecimento do trabalho realizado pela Receita Federal. Acreditam que estamos aqui apenas para cobrar impostos e, na verdade, fazemos mais que isso. A melhor maneira de desmistificar as ideias que têm do órgão é abrirmos nossas portas para que a população possa ver de perto o nosso trabalho”, pontua.
A diretora da Escola Estadual Novo Horizonte, Joilma Abreu, acredita que o conhecimento precisa ser instigado para além dos muros da escola. Em sua opinião, parcerias neste formato são necessárias para alavancar a educação financeira e fiscal. “Para nós é um prazer ter essa oportunidade, nossos alunos saíram daqui hoje entendendo para onde vão os tributos arrecadados e como funciona o trabalho realizado pela alfândega da Receita Federal”, destaca.
O estudante João Marcos Alves Santos diz que a visita esclareceu a importância dos impostos sobre as mercadorias e não deixou dúvidas de que todos os tributos arrecadados são investidos na sociedade. “Estou saindo dessa visita tendo a certeza de que devemos pagar nossos impostos, pois isso trará retorno social para nossas vidas”, destacou o estudante.
A coordenadora estadual de Educação Fiscal do Tocantins, Andreia Feitosa, mostra seu entusiasmo em tornar permanente essa parceria com a Receita Federal. “Muito grata em realizar esse momento. Já estamos alinhando as próximas visitas. A ideia é que ocorra pelo menos um encontro como este em cada mês”, ressalta a coordenadora.
Projeto Conheça Nossa Aduana
A Receita Federal é o órgão público responsável por controlar a entrada e saída de veículos, mercadorias e bens. O projeto “Conheça Nossa Aduana” é uma ação de interação com a sociedade, onde a Receita Federal abre suas portas para receber visitantes de todas as idades. O objetivo é promover a educação fiscal e esclarecer o papel que o órgão tem prestado no País. (Assessoria de Imprensa da Receita Federal)