PALMAS-TO – O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) enviou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) à Assembleia na terça-feira, 10, a PEC 02 — já apelidada de “PEC do Laurez” — que acrescenta o parágrafo 7º ao artigo 39 para fixar que em viagem oficial de até 15 dias, dentro do território nacional ou para o exterior, o governador poderá permanecer no exercício do cargo.
O inciso X do artigo 19 da Constituição Estadual prevê que a cabe à Assembleia autorizar o governador e o vice a se ausentarem do Estado ou do País por prazo superior a 15 dias. Como não existe nenhum outro dispositivo que estabeleça um prazo para transferência de cargo com menos de 15 dias dias, o governador pode continuar no comando do Estado, sem qualquer prejuízo.
ELEIÇÕES 2026 à frente
A medida está sendo vista no meio politico do Estado, como mais ação de Wanderlei que atinge o vice-governador Laurez Moreira (PDT), com quem rompeu no primeiro semestre deste ano e dá indicações que deseja tensionar a relação com Moreira que já declarou ser candidato ao Governo do Estado e Wanderlei já mostrou a intenção de apoiar a senadora Dorinha.
CONFIRA O DECRETO