Estado
Após MP receber denuncias sobre Postos de Saúde de Gurupi, Câmara Vereadores cria “Comissão Especial” e inicia fiscalização nas UBS’s do município

GURUPI-TO – A Comissão Temporária Especial para apuração de irregularidades referente às Unidades de Saúde municipais iniciou nesta terça-feira, 19, uma fiscalização em Unidade Básica de Saúde (UBS) de Gurupi, visitando três Unidade Básica de Saúde, a do setor Campo Bello, Francisco Nogueira Lima, a do setor Parque das Acácias, João Queiroz Neto, e por último, a do Sol Nascente, Pr. Moisés Martins da Rocha.
Com cronograma já definido, todas as Unidades serão visitadas e ainda essa semana e nos próximos meses, os vereadores membros da Comissão continuarão as fiscalizações e elaboração de relatórios sobre as irregularidades encontradas e melhorias necessárias nos postos de saúde.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Gurupi e membro da Comissão, vereador Valdônio Rodrigues o objetivo da Comissão além de verificar apontamentos do Ministério Público, é fazer um trabalho de escuta, de ouvir o servidor dentro das Unidades para saber as demais necessidades que não estão no apontamento do Ministério Público, a fim de elaborar um relatório e encaminhar para todos os órgãos competentes.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Gurupi e membro da Comissão, vereador Valdônio Rodrigues o objetivo da Comissão além de verificar apontamentos do Ministério Público, é fazer um trabalho de escuta, de ouvir o servidor dentro das Unidade
“Nossa visita nas Unidades Básicas de Saúde, é motivada pelo Ministério Público, através da denúncia que foi feita com fotos em documentos apontando algumas irregularidades nos postos de saúde. Então, Câmara de vereadores criou uma Comissão específica para verificar todos os apontamentos do Ministério Público, assim como também buscar outras reivindicações nas Unidades e no final da visita de todas as Unidades Básicas de Saúde do município a Comissão emitirá um relatório apontando o que já foi solucionado e também outras demandas que surgiram, além do que já está na denúncia do Ministério Público, o trabalho iniciou nesta terça-feira, 19 de setembro, e nós vamos findar, andando em todas as Unidades de Saúde”, reforçou Valdônio.
De acordo com a presidente da Comissão, vereadora Débora Ribeiro, o trabalho de fiscalização nas Unidades de Saúde visa apontar irregularidades para os órgãos competentes e a elaboração de requerimentos em busca de melhorias. “Iniciamos hoje a visita, nós vamos passar, semana a semana e vamos verificar as irregularidades, fazendo os apontamentos necessários, notificando os órgãos necessários e também no final produzindo nossos requerimentos, para que sejam resolvidas essas irregularidades encontradas. Nossa preocupação é com a comunidade, e assim, estamos cumprindo com o nosso papel de fiscalização e buscando melhorias, para vida da comunidade, e do município também” reiterou a parlamentar.
“A realização desse trabalho é para procurar oferecer um atendimento melhor para todos os usuários do Sistema Único de Saúde, (SUS). Estamos verificando as denúncias que foram feitas através do Ministério Público e enquanto vereadores, estamos fiscalizando, ouvindo os servidores das Unidades, os pacientes, os problemas que já foram solucionados e os que ainda não foram, para tomarmos as devidas providencias”, reforçou Rodrigo Ferreira, vice-presidente da Comissão.
Nesta primeira visita vários apontamentos foram feitos pelos vereadores, como falta de realização de alguns exames, falta de infraestrutura básica, equipamentos de trabalho sem funcionar, falta de materiais de limpeza, iluminação estragada, mofo nas paredes e teto, forro com rachaduras, ar condicionado com defeitos, equipamentos dando choque, falta de suporte para descarte de materiais perfuro cortantes, animais peçonhentos como escorpiões, etc. Essas e várias outras irregularidades, estarão em um relatório que será entregue a Secretária Municipal de Saúde, Prefeita Municipal, Ministério Público e demais órgãos necessários.
A Comissão Temporária Especial para apuração de irregularidades referente às Unidades de Saúde municipais é composta por cinco parlamentares, sendo eles, vereadora Débora Ribeiro (PTB) – Presidente, vereador Rodrigo Ferreira (PODEMOS) – vice-presidente, vereador Colemar da Saborelle (PODEMOS) – relator, vereador André Caixeta (PSB) – membro, vereador Valdônio Rodrigues (PSB) – membro.
-
Notícias1 ano atrás
TOCANTINS – Governo do Estado projeta concursos para Educação com 5 mil vagas e posse em 2023; destaca secretário Executivo da Seduc
-
Entretenimento2 anos atrás
DUERE/VALE TUCUM – Neste sábado dia 14; tem 3ª edição da Festa na Roça no Bar Pé de Barú
-
Economia7 meses atrás
Empresa gurupiense do Agro “Terra Boa-Stara” participa da 28ª Agrishow em SP
-
Tocantins2 anos atrás
Pecuária de Gurupi terá entrada gratuita através de recurso viabilizado pelo deputado Gutierres Torquato
-
Economia7 meses atrás
Sicoob Tocantins inaugura agência no Jardim Aureny III
-
Política2 anos atrás
Pré-candidato a Estadual Eduardo Fortes é bem recebido por moradores de Peixe, ao participar da Cavalgada em “honra” ao Divino Espirito Santo
-
Economia7 meses atrás
Prefeitura de Gurupi participa de reunião com o Sebrae e segmentos econômicos para planejar o desenvolvimento econômico local
-
Economia7 meses atrás
Feira de Talentos Contrate.me do SENAI também abre oportunidades para pessoas com deficiência